Chubb investiga alegado ataque cibernético

  • ECO Seguros
  • 4 Abril 2020

A Chubb está a investigar uma falha de segurança informática, mas garante que a sua rede se mantém operacional e está a responder a solicitações dos segurados.

A seguradora confirmou que encetou investigação ao alegado incidente, que “poderia envolver acesso não autorizado a dados na posse de um fornecedor de serviços a terceiros”. A Chubb adiantou também que o inquérito ao evento de cibersegurança beneficiava da colaboração de autoridades policiais e de uma empresa líder em segurança informática.

O evento foi inicialmente noticiado pelo site TechCrunch, citando informação de um analista da Emsisoft, indicando que dados da seguradora especialista na cobertura de ciberisco teriam sido roubados pelo grupo de hackers Maze.

Até ao momento, a Chubb não encontrou evidências de que o incidente tenha afetado a rede informática da companhia.

“A nossa rede permanece totalmente operacional e continuamos a atender a todas as necessidades dos segurados, incluindo reclamações. Proteger os dados confiados à Chubb é uma prioridade máxima para nós. Forneceremos mais informações, quando for oportuno“, adiantou fonte da companhia.

Depois destas declarações, a edição online da Infosecurity Magazine citou especialistas para afirmar que o ataque pode ter acontecido por via de uma vulnerabilidade (já identificada noutras organizações) relacionada com falhas não corrigidas em componentes e aplicações utilizados em servidores (Citrix Application Delivery Controller e Citrix Gateway).

O Maze é associado a ataques de malware – do tipo ransomware – utilizados em esquemas de intrusão (com bloqueio de rede visadas), envolvendo chantagem contra resgate sob ameaça de exposição ou venda de dados roubados às entidades alvo dos ataques.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chubb investiga alegado ataque cibernético

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião