Editorial

O que é que nos estão a esconder?

O PS e o PSD chumbaram uma proposta da Iniciativa Liberal para permitir que a comunidade científica portuguesa possa aceder aos dados da Covid-19. Se não há mentiras, há pelo menos segredos. Porquê?

O Presidente da República disse aos portugueses, no momento em que foi decretado o estado de emergência, que desta vez nos diriam a verdade, que não haveria mentiras (numa referência implícita, mas óbvia, ao que sucedeu nos incêndios de Pedrógão). Mas se não há mentiras — vamos ver… — há no mínimo segredos e omissões igualmente graves. Desta vez, o bloco central chumbou a proposta de resolução da Iniciativa Liberal relativa à divulgação de dados da Covid-19 para estudo da comunidade científica. Os portugueses, portanto, só vão ter direito à verdade do Estado e do Governo.

O que propôs o deputado João Cotrim Figueiredo? O Governo deveria disponibilizar os microdados pseudo-anonimizados existentes sobre os casos suspeitos, confirmados ou não, de Covid-19 em Portugal, obviamente dentro do âmbito e dos procedimentos revistos no Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Segundo esta proposta, a manutenção destes dados na gaveta do Estado “impede estudos urgentes que muito poderão auxiliar as autoridades de saúde pública e o Governo a adotar as melhores medidas para prevenir e mitigar a propagação do SARS-CoV-2, fazendo diminuir a incidência da Covid-19 na população portuguesa”. E não só, a divulgação deste dados seria útil para que os investigadores portugueses pudessem colaborar com a comunidade internacional. Pelos vistos, o PS e o PSD entendem que a comunidade científica não deve ter acesso àqueles dados, apesar das promessas do próprio primeiro-ministro, em declarações públicas.

A confiança nas instituições é um dos pontos críticos para que o país ultrapasse esta crise, mas as instituições, leia-se o poder político, tem de fazer por merecer essa confiança. Tendo em conta o que se vê nas sucessivas conferências diárias da ministra da Saúde e da diretora-geral de Saúde, as contradições nos números, os erros, esta decisão parlamentar do PS e do PSD de manter os dados epidemiológicos em segredo não pode passar… em segredo, tem de ser denunciada. Porque só nos faz admitir que o Estado tem alguma coisa a esconder da comunidade científica, ou seja, dos portugueses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O que é que nos estão a esconder?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião