BCE quer “banco mau” da Zona Euro para lidar com aumento no crédito malparado

A ideia enfrenta oposição dentro da Comissão Europeia, onde as autoridades estão relutantes em renunciar às regras da União Europeia sobre ajudas à banca.

Funcionários do Banco Central Europeu tiveram conversas de alto nível com responsáveis de Bruxelas sobre a criação de um “banco mau” da Zona Euro para remover milhões de euros em dívidas tóxicas dos balanços dos credores, adianta o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

O objetivo é fazer face a uma possível subida no crédito malparado. Mas a ideia enfrenta forte oposição dentro da Comissão Europeia, onde as autoridades estão relutantes em renunciar às regras da União Europeia (UE) que determinam que os auxílios estatais aos bancos só são fornecidos depois de um processo de resolução causar perdas aos acionistas e detentores de títulos.

O BCE também terá tido conversas com o departamento que se debruça sobre estabilidade financeira e mercado de capitais da Comissão sobre este tema. As conversas de alto nível estavam nos estágios iniciais e foram prematuras, disseram pessoas com conhecimento direto ao jornal britânico.

A ideia terá sido travada nas conversas com os funcionários da UE e “nada está a avançar” neste assunto, de acordo com as fontes. Ainda assim, pessoas que acompanharam as discussões dentro da comissão não descartaram a retomada das conversas numa altura posterior à pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE quer “banco mau” da Zona Euro para lidar com aumento no crédito malparado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião