Depois de Trump, presidente chinês liga a Marcelo

  • ECO
  • 7 Maio 2020

Xi Jiping ligou a Marcelo Rebelo de Sousa para discutir a situação da pandemia em cada um dos países. E o Presidente português pediu para a China acelerar entrega de material médico a Portugal.

Primeiro, foi Donald Trump, agora é o presidente da China, Xi Jiping a ligar a Marcelo Rebelo de Sousa. E o tema foi o mesmo. “A atual pandemia global e a evolução da situação em cada um dos dois países”, lê-se numa nota publicada no sítio da Presidência da República. Marcelo “aproveitou para solicitar a intervenção do Presidente Chinês face ao atraso na entrega de material, nomeadamente ventiladores, encomendado e pago por Portugal, tendo o Presidente Chinês assegurado que tudo iria fazer para mais rápida resolução do assunto”.

Este contacto com Marcelo Rebelo de Sousa surge num momento de agravamento das tensões entre os EUA e a China por, alegadamente, o novo coronavírus ter sido desenvolvido em laboratório chinês, acusação que o governo chinês desmente. Sobre este ponto, nem uma palavra no comunicado da Presidência da República, mas a cooperação internacional na luta contra a pandemia fez parte da agenda. “O Presidente da República Portuguesa aproveitou a ocasião para sublinhar a importância da coordenação internacional e no quadro das instituições multilaterais para enfrentar os desafios comuns, incluindo na resposta da comunidade internacional ao novo coronavírus e na necessidade de atuar de forma efetiva, tanto no âmbito sanitário global, como dos desafios da paz e segurança que a pandemia coloca”, escreve Marcelo.

“Os dois Presidentes abordaram depois as consequências da pandemia na economia e na sociedade à escala universal, no contexto das estratégias diferenciadas de desenvolvimento, e renovaram o interesse no aprofundamento das relações luso-chinesas e sino-europeias baseadas nos princípios da amizade, cooperação e respeito mútuo”.

Portugal registou 480 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. É uma subida de 1,87% face ao dia anterior, com o total de pessoas infetadas a ascender para 26.182. Morreram mais 15 pessoas devido ao Covid-19, elevando para 1.089 o número total de vítimas mortais, de acordo com o último balanço da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois de Trump, presidente chinês liga a Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião