Argo penalizada por exposição internacional à covid-19 no primeiro trimestre
A companhia cresceu em prémios no mercado dos EUA, mas as despesas com catástrofes e exposição internacional à pandemia pesaram nas contas do primeiro trimestre.
O Argo Group, entidade controlada por uma sociedade holding sediada nas Bermudas, contabilizou acréscimo de 8,6% no volume bruto de prémios nos Estados Unidos, o seu principal mercado, alcançando cerca de 826 milhões de dólares (cerca de 762 milhões de euros), mas apresentou deterioração do rácio combinado (indicador de rentabilidade), de 95,9% um ano antes, para 103,2% no final do primeiro trimestre de 2020.
Com o resultado operacional a cair para 12,6 milhões de dólares (41,5 milhões em idêntico período de 2019), a Argo apurou um resultado líquido negativo de 18,8 milhões (cerca de 17,4 milhões de euros), a comparar com um positivo de 91,2 milhões de dólares nos primeiros três meses de 2019.
De acordo com o anunciado, os números refletem quebra de rentabilidade na atividade de subscrição e acréscimo de perdas decorrentes das coberturas, em particular despesas com catástrofes.
Kevin Rehnberg, CEO do grupo Argo, citado no comunicado, comentou: “Registámos forte crescimento em prémios e resultados operacionais positivos, mas não estamos satisfeitos com o desempenho global.” Admitindo que a companhia perspetiva impacto negativo da covid-19 sobre a receita com prémios, Rehnberg adiantou que o grupo vai focar-se na “maximização da rentabilidade em subscrição e aproveitar oportunidades de investimento”.
Nas operações internacionais, onde a holding reconhece ter sido atingida pelo impacto da pandemia (covid-19), a Argo registou um recuo ligeiro (-0,3%) no volume bruto de prémios (349,2 milhões de dólares), enquanto o valor líquido de novos contratos decresceu perto de 10%, em variação homóloga, para 132,3 milhões de dólares (122 milhões de euros).
O resultado da atividade de subscrição no segmento internacional caiu mais de 300%, dos 9,2 milhões de dólares alcançados entre janeiro e março de 2019, para um negativo de 19,2 milhões no trimestre equivalente de 2020. O rácio combinado passou de 93,7%, para um nível negativo de 114,7%.
A sociedade Argo Group International Holdings Ltd desenvolve atividade de subscrição (seguros e resseguros) sobretudo no ramo P&C (propriedade e danos), sendo especializada em linhas de produto e serviços desenhados para satisfazer nichos de mercado específicos (nos EUA e no mercado internacional).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Argo penalizada por exposição internacional à covid-19 no primeiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}