Lisboa acompanha Europa no verde. BCP ganha 2% antes dos resultados

Banco liderado por Miguel Maya vai apresentar, esta terça-feira, resultados ao mercado e a estimativa do CaixaBank/BPI é de que os lucros tenham afundado 85% devido ao coronavírus.

A bolsa de Lisboa segue em alta pela segunda sessão consecutiva, em linha com o sentimento positivo que se vive na Europa. A perspetiva de uma vacina contra a Covid-19 animou os investidores em Wall Street, na última sessão, e contagiou as praças europeias. Em Lisboa, os resultados do BCP são o principal foco.

O PSI-20 ganha 0,83% para 4.215,08 pontos, enquanto o Stoxx 600 avança 0,4%. O alemão DAX soma 1,1%, o francês CAC 40 ganha 0,8%, o espanhol IBEX 35 avança 0,7% e o britânico FTSE 100 sobe 0,9%.

“O comportamento de Wall Street continua a ser o fio condutor dos mercados europeus. No entanto, o apoio demonstrado pela Alemanha e pela França à constituição de um fundo para a retoma económica poderá reforçar o recente sentimento positivo“, explicam os analistas do BPI sobre a proposta de Emmanuel Macron e Angela Merkel de criação de um fundo de recuperação europeu com 500 mil milhões de euros.

Em Lisboa, todas as cotadas seguem no verde, apesar da pressão gerada pela Galp Energia, que negocia sem direito ao dividendo. Os títulos da petrolífera sobem, ainda assim, 1,7% para 10,46 euros por ação.

As atenções estão, no entanto, viradas para o BCP, que soma 2% para 0,0952 euros por ação no dia em que vai apresentar resultados. A estimativa do CaixaBank/BPI é de que os lucros tenham caído 85% para 23 milhões de euros, no primeiro trimestre de 2020 face ao mesmo período do ano passado.

“O CaixaBank BPI Equity Resarch continua a esperar por desenvolvimentos positivos na evolução da qualidade dos ativos durante este período, com os NPE (exposição a crédito malparado) a caírem 6% relativamente ao trimestre anterior. Os resultados deverão ter sido penalizados por provisões relacionadas com o Covid-19 e com os custos legais na Polónia relacionados com a cedência de crédito hipotecário em Francos Suíços (CHF)”, explicam os analistas.

A liderar os ganhos no PSI-20 está a Ibersol, que sobe 3,71%. Entre os “pesos pesados” do índice, a Nos avança 1,3%, a Jerónimo Martins valoriza 0,67%, a EDP Renováveis soma 0,53% e a EDP 0,42%.

Fora do índice de referência nacional, Cofina e Media Capital não reagem à decisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de não cancelar a oferta pública de aquisição (OPA) da dona do Correio da Manhã à dona da TVI. A Cofina segue inalterada com as ações a valerem 0,271 euros, enquanto Media Capital ainda não negociou na sessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa acompanha Europa no verde. BCP ganha 2% antes dos resultados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião