Fundación Jiménez Díaz certificado como “Hospital Seguro Covid-19”

  • Europa Press
  • 25 Maio 2020

O plano de desconfinamento do hospital madrileno foi aprovado pela AENOR com a certificação "Safe Protocol Against Covid-19".

Esta distinção, conferida pela AENOR, a entidade espanhola que certifica sistemas de gestão, produtos e serviços em todos os setores, reconhece este hospital como um “espaço seguro e saudável” para a sua equipa e doentes.

A Fundación Jiménez Díaz torna-se “pioneira nesta conquista ao nível regional e nacional em saúde pública” em Espanha, como referido em comunicado. Para conceder esta certificação, a empresa que realizou a auditoria desenvolveu uma análise exaustiva a todos os protocolos, procedimentos e medidas implementadas por este centro hospitalar para reduzir ao máximo o risco de contágio.

Focou-se, assim, no ambiente físico, segurança, higiene, distanciamento técnico, social, medidas organizacionais, monitorização de pessoal e controlo de acesso e condição física de doentes e familiares, e ainda o facto de ter sido possível retomar os serviços de assistência médica que disponibiliza a todos os pacientes, independentemente de serem ou não doentes Covid-19, num contexto seguro.

Além disso, enfatizaram que a taxa de infeção dos profissionais de saúde desta unidade se encontra abaixo da média da região e realizaram testes de anticorpos a todos os funcionários. Valorizou-se, ainda, a gestão realizada durante a crise, com camas sempre disponíveis – mais de 550; disponibilidade nos serviços de internamento, com cerca de 100 postos, bem como equipamento de proteção individual.

Em relação às medidas de desconfinamento, enfatizou-se que estas começaram “com um intenso trabalho de desinfeção e recuperação de todos os espaços de atendimento utilizados durante a pandemia; seguido por uma organização da coexistência de pacientes Covid positivo e negativo com circuitos de atendimento diferenciados e separados, medidas de proteção e segurança e disponibilidade de todos os equipamentos de proteção necessários”.

Regresso progressivo da atividade

Por fim, o hospital retomou progressivamente sua atividade de assistência de cuidados programada e sem atrasos, a qual nunca esteve totalmente paralisada durante a crise, isto porque houve sempre processos que precisaram de ser seguidos pessoalmente, dependendo da necessidade e urgência. Foram assim mantidos os serviços de Oncologia, Diálise e cirurgias urgentes.

A Fundación Jiménez Díaz referiu que a atribuição desta certificação garante a “confiança dos seus doentes, confirma o compromisso do hospital de Madrid na luta contra a Covid-19 e com segurança nos cuidados de saúde que disponibiliza neste novo contexto, mais exigente em termos de prevenção, limpeza, gestão eficaz e organização”. Garante ainda que se trata de um “incentivo para continuar a trabalhar na mesma direção para que qualquer pessoa com uma doença ou problema de saúde saiba que pode e deve receber cuidados num lugar seguro”.

Além desta unidade, outros três hospitais públicos geridos pela Quirónsalud em Madrid, os hospitais universitários Rey Juan Carlos (Móstoles), Infanta Elena (Valdemoro) e General de Villalba (Collado Villadba) também receberam esta certificação, convertendo estes quatro centros nos primeiros hospitais públicos de Espanha a conquistar a distinção e a ser avaliados como hospitais seguros no combate à Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundación Jiménez Díaz certificado como “Hospital Seguro Covid-19”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião