Covid-19: Allstate e Travelers bonificam seguro automóvel até junho

  • ECO Seguros
  • 3 Junho 2020

A soma de prémios de seguro auto das duas companhias supera em 14 vezes a produção do mercado português no mesmo ramo. Considerando a despesa anual dos segurados, o reembolso é simbólico.

A Allstate (quarta maior no ramo automóvel em valor de prémios de seguros no mercado dos EUA) e a Travelers (nona do ranking) estão a compensar os clientes por conduzirem menos no atual contexto de pandemia.

Assegurando uma contrapartida para os automobilistas que responderam ao apelo “fique em casa” difundido e números países do mundo para ajudar a conter a pandemia (covid-19), a Travelers estendeu o seu programa de reembolsos até junho. De acordo com o anunciado, a companhia credita 15% do valor do prémio mensal do seguro pelo terceiro mês consecutivo (abril, maio e junho). “Os dados de que dispomos sugerem que a tendência de menos quilómetros percorridos e abril e maio continuará em junho, temos muito prazer em garantir descontos adicionais aos clientes,”, congratula-se Alan Schnitzer, presidente da Travelers.

Uma semana antes, igualmente a refletir a menor taxa de sinistralidade e utilização de automóvel, a Allstate quarta maior no ramo auto, já havia adotado medida idêntica, estendendo descontos automáticos também de 15% até final de junho.

Diluindo o desconto automático (ou crédito) pelo conjunto da despesa anual dos segurados, o esforço das seguradoras resulta nuns simbólicos 3,5% a 4%, em números redondos. No entanto, no plano comunicacional tem impacto.

Os seguros automóveis nos EUA cobrem um parque estimado em 274 milhões de veículos. O valor médio mensal dos prémios de seguro varia consoante a idade dos automobilistas, rondando 345 dólares mensais para os mais jovens (16 anos – 24 anos) e a situar-se no intervalo descendente 112-92 dólares, para os grupos dos 25-34, 35-44, 45-60 anos. No entanto, o fator preço é muito variável. Por exemplo, a State Farm (nº1 do ranking) tem como valor de referência um prémio de 356 dólares para uma apólice de validade semestral.

De acordo com dados da ValuePenguim e da Statista, o Top3 de seguradoras automóveis nos EUA é liderado pela State Farm, com 17% de quota, seguindo-se a GEICO, com 13% e, em terceiro, a Progressive, a assegurar 11% do mercado. Dados atualizados em maio pela ValuePenguim indicam que as 10 maiores dos EUA dominam 72% do mercado de seguro automóvel dos EUA.

A Allstate, com 9% de quota do mercado de seguro automóvel e 22,7 mil milhões de prémios é a quarta do ranking local no ramo auto. Por seu lado, a Travelers, com 2% de quota atribuída e 4,7 mil milhões de prémios angariados é a nona da tabela. Juntas seguram cerca de 30 milhões de veículos automóveis, mais de 4,5 vezes o total do parque circulante em Portugal.

Segundo indicadores setoriais, o parque automóvel circulante em Portugal, incluindo veículos ligeiros de passageiros; comerciais ligeiros e pesados ronda os 7,9 milhões de veículos automóveis, enquanto nos EUA existem perto de 274 milhões de viaturas em circulação.

Mais precisamente, a soma de prémios das duas americanas em 2019 é 14 vezes superior ao total de prémios de seguro automóvel contabilizados no mercado português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: Allstate e Travelers bonificam seguro automóvel até junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião