Fidelidade promove conferências sobre longevidade

  • ECO Seguros
  • 2 Junho 2020

As “implicações sociais” da longevidade e “envelhecimento saudável: comportamentos sociais e ambientais” são os dois assuntos de nova sessão do ciclo de conferências da Fidelidade na Culturgest.

A iniciativa “reflete sobre as técnicas e a investigação associadas ao prolongamento da vida, e sobre as implicações sociais, económicas e individuais que resultam do aumento da longevidade questionando as limitações dessas técnicas”, explica um comunicado da seguradora.

O ciclo de três conferências “Life > Time” envolve parceria científica com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Nova SBE.

A segunda sessão, dedicada a “Longevidade: Implicações Sociais”, decorre esta quarta-feira (4 de junho), no espaço da Culturget (Lisboa), abordando as repercussões de uma maior longevidade humana, nomeadamente na demografia mundial, na empregabilidade e na sustentabilidade dos sistemas de saúde e de segurança social. A partir das 14:00, participam no primeiro de dois tópicos Ana João Sepúlveda, consultora nas áreas da Economia da Longevidade e do Envelhecimento Sustentado e Presidente da Associação Age Friendly Portugal, e Maria João Valente Rosa, professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Judite Gonçalves, professora na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa de Economia da Saúde e Estatística.

A partir das 16:30, Asghar Zaidi, investigador sénior no Instituto de Envelhecimento Populacional de Oxford e professor de Gerontologia na Universidade Nacional de Seoul (Coreia) e na Escola de Economia e Ciência Politica de Londres, vai recordar que o país onde nascemos, o ambiente em que vivemos e as circunstâncias sociais que enfrentamos têm de ser considerados, em conjunto com a nossa herança genética, na determinação da forma como envelhecemos. O módulo reservado para Zaidi centra-se no envelhecimento saudável e suas implicações económicas e sociais.

“No centro destas conferências continuará a estar o impacto da inteligência artificial e das tecnologias baseadas no conhecimento genético na gestão da doença, feita pelo indivíduo ou por um Estado, e a avaliação de como podem contribuir para a amortalidade (conceito que descreve a possibilidade de viver mais anos sem envelhecer)”, complementa a comunicação da Fidelidade.

A última conferência do ciclo acontece a 23 de junho e faz um ponto de situação à medicina regenerativa e à investigação sobre o processo de envelhecimento, abordando ainda as formas que têm sido encontradas para o desacelerar e os novos tratamentos possíveis para doenças crónicas.

As conferências do ciclo Longevidade: Precisão, Implicações Sociais, Regeneração decorrem em português, com tradução simultânea em inglês, e são transmitidas em live streaming nas contas Facebook e Youtube da Culturgest e no Facebook da Fidelidade, e resultam de uma parceria com a Culturgest e com o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Nova SBE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade promove conferências sobre longevidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião