Dubai confirma liderança de seguros no médio oriente

  • ECO Seguros
  • 8 Junho 2020

O centro financeiro do médio oriente já atraiu mais de 100 seguradoras e insurtechs e quer conquistar mais companhias na Europa e da Ásia. O Lloyd's é o parceiro mais recente.

O DIFC – Centro Financeiro Internacional do Dubai anunciou um forte desempenho em resseguros durante o ano de 2019. “O setor cresceu 17,4% em 2019, o que representa o volume de prémios mais elevado de sempre neste mercado, reforçando ainda mais a posição do Centro como o principal centro ressegurador da região”, afirmou o DIFC num comunicado.

O DIFC afirmou ainda que os prémios brutos emitidos no 1º Trimestre de 2020 atingiram 472 milhões de dólares, mantendo-se ao nível do mesmo período de 2019, refletindo a “estabilidade e a resiliência do setor”, afirma a Agência Noticiosa dos Emirados.

Os prémios abrangem diferentes ramos, incluindo marítimo, aviação, transportes, saúde, danos materiais e responsabilidade civil, juntamente com outros setores. Este crescimento foi realizado por resseguradoras, subscritores, agentes gerais e corretores de resseguros, posicionando melhor a DIFC em relação a outros centros financeiros mundiais para ter acesso à região do MEASA – Middle East, Africa and South Asia (médio oriente, África e Sul da Ásia), acrescenta o comunicado.

Durante os últimos 16 anos, o DIFC emergiu como o principal centro de resseguro na região MEASA. Atualmente, o DIFC conta com mais de 100 seguradoras, resseguradoras, empresas cativas e entidades relacionadas com seguros registadas, nas quais se incluem Munich Re, Lloyd’s, Berkshire Hathaway Specialty, RGA, Korean Re, AIG, Zurich, Marsh, e AON.

O recente aparecimento de Insurtech representa agora um total de dez instituições relacionadas com seguros registadas no Centro. As start-ups estão a colaborar com operadores de seguros e resseguros para fornecer soluções que respondam às crescentes exigências da indústria seguradora do futuro, incluindo a AIG, AXA Gulf, Cigna Insurance Middle East, Insurance House, MetLife, Noor Takaful e Zurich Insurance Company.

Arif Amiri, Director Geral do DIFC, afirmou: “O nosso forte desempenho no sector dos resseguros no primeiro trimestre de 2020 e ao longo de 2019 deve-se ao nosso compromisso de longa data com o setor”. Ao mesmo tempo que fornecemos os quadros legais e regulamentares mais comprovados para os líderes de seguros e resseguros da região, a nossa abordagem também permite que os start-ups da InsurTech colaborem com os líderes de resseguros de topo da DIFC”, conclui Amiri.

O DIFC declarou que tenciona atraír mais resseguradoras da Europa e da Ásia para aumentar a capacidade do Centro e proporcionar uma plataforma internacional aos agentes regionais para os seus planos de crescimento . Foram assinados memorandos de entendimento com o Lloyd’s, o principal mercado mundial de seguros e resseguros, bem como com o Chartered Insurance Institute, com sede no Reino Unido, para desenvolver o talento no panorama local dos seguros e resseguros em conformidade com as melhores práticas internacionais, conclui o comunicado do DFIC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dubai confirma liderança de seguros no médio oriente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião