Maioria dos espanhóis considera importante ter e poder usar numerário

  • Servimedia
  • 12 Junho 2020

A grande maioria da população em Espanha considera muito importante ter dinheiro disponível em situações de crise, segundo inquérito.

A maioria dos espanhóis (86%) consultados sobre a importância de ter dinheiro disponível em situações de crise como a atual, consideram muito importante, importante ou mais importante do que antes, o acesso a este meio de pagamento, de acordo com os resultados do estudo “Perceção Social da Liderança na luta contra o Covid-19, conduzido pela IFISA – Instituto Factual de Investigação Sociológica Avançada.

Pouco mais de 20% dos entrevistados consideram a utilização de numerário ainda mais importante em situações de crise e apenas 16% dos inquiridos consideram que não é importante ter numerário disponível nestas circunstâncias.

Olhando para os próximos meses, o inquérito revela que 82% dos inquiridos consideram que será importante ter dinheiro disponível, em comparação com os restantes que consideram que não é nada importante. Globalmente, a valorização de dinheiro em numerário neste momento é de 6,4 em cada 10.

A utilização combinada de pagamentos em numerário e por cartão é considerada a melhor fórmula por 63% dos entrevistados e apenas 16% optam pela utilização exclusiva de pagamentos por cartão.

Por outro lado, o inquérito questiona também qual o líder político que se destacaria por uma melhor gestão da saúde durante a crise. Pedro Sanchez tem 33% das respostas favoráveis, seguido de Isabel Diaz Ayuso, 17%, Salvador Illa, 16% e Alberto Nunez Feijoo, 15%. Seguem-se Juan Manuel Moreno, 10%, Quim Torra, 8%, e fecham a lista Ximo Puig e Iñigo Urkullu, com 7% cada um.

O inquérito da IFISA foi realizado na segunda semana de maio, com uma amostra de mil inquiridos, 68% dos quais tinham entre 35 e 65 anos e 32% entre 18 e 34 anos, com percentagens iguais de mulheres e homens e uma distribuição territorial proporcional à população.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maioria dos espanhóis considera importante ter e poder usar numerário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião