Almirall e Fluidra são firmes candidatos a integrar Ibex-35

  • Servimedia
  • 12 Junho 2020

As duas empresas satisfariam os critérios técnicos necessários para a sua incorporação no processo de seleção.

O Comité Técnico Consultivo do Ibex-35, índice de referência da bolsa espanhola, reunir-se-á para analisar possíveis alterações na composição do grupo de empresas que determinam a seleção da Bolsa. Entre as empresas que têm a possibilidade de aderir estão a Almirall e a Fluidra, de acordo com as fontes financeiras consultadas.

No que respeita às empresas que abandonariam o Ibex-35, as estimativas de mercado continuam fixadas na ENCE, Mediaset e Meliá, que se caracterizam pela sua baixa capitalização.

Os dois candidatos indicados pelos peritos consultados satisfariam os critérios técnicos necessários para a sua incorporação no processo de seleção. Tanto Almirall como Fluidra têm uma capitalização superior a 2.200 milhões de euros. E ambas excedem o mínimo exigido de 0,3% de capitalização média das 35 empresas do índice.

As duas empresas têm sido transacionadas de forma contínua e ininterrupta nos últimos seis meses, período que o Comité controla, e cumpririam os rácios de liquidez.

No ano passado, a Almirall colocou 6,3% do seu capital no mercado através de uma empresa detida pelo seu acionista de referência, o Grupo Landon Corporate. O mesmo foi feito – numa percentagem semelhante – pela Rhone Capital, principal acionista da Fuidra, para proporcionar maior liquidez.

De acordo com os peritos, as empresas poderiam ter a seu favor o acesso ao interesse de investimento seletivo face a empresas farmacêuticas no momento atual.

Apenas a Grifols está no Ibex-35 e outros possíveis candidatos neste setor, como a Pharmamar ou a Rovi, não atingiriam os níveis mínimos de capitalização de mercado exigidos pelo Comité.

Almiral e Fluidra contam também com a incorporação de modelos internacionais de gestão por gestores com experiência em mercados globais, tais como os seus CEO, Peter Guenter e Bruce Brooks, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Almirall e Fluidra são firmes candidatos a integrar Ibex-35

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião