Produção de Seguros volta a cair: 38% em Maio

  • ECO Seguros
  • 23 Junho 2020

A venda de seguros continua a cair quando comparado com igual período do ano passado. Após dois meses de crise pandémica, em maio os seguros para empresas já quebram 7%.

O ramo Vida continua a marcar a quebra de vendas de seguros no mercado, tendo em maio descido as suas vendas 62% face a igual mês do ano passado. Os ramos Não Vida estagnaram e começa a verificar-se a retração das empresas com uma quebra, face a igual mês de 2019, de cerca de 7% nos seguros de acidentes de trabalho e o mesmo valor em Incêndio e outros danos, que inclui multirriscos, nos setores de comércio e indústria.

Nos ramos Não Vida, embora a expressão em valor não seja muito significativa, o Ramo Transportes subiu 42% face a um ano antes depois de quebras acentuadas em março e abril. Ainda assim e desde o início do ano o setor dos transportes adquiriu menos 6% de seguros em valor.

Os seguros de saúde mantiveram um crescimento em 7% atenuando ligeiramente as taxas que vem registando desde há uns anos e que se reforçaram durante o período de pandemia. Também os seguros multirriscos cresceram cerca de 4% em maio, face a um ano antes e mantém uma taxa de evolução positiva de 5,3% desde o início do ano.

O ramo automóvel, apesar da quebra de vendas de veículos novos, cresceu 1,7% e, desde que começou 2020, tem um crescimento de 4,6% face a período homólogo de um ano antes. Os seguros de responsabilidade civil registam quebra acentuada de 7% depois de um início de 2020 mais prometedor.

O Ramo Vida continua a descida acentuada, principalmente devida aos produtos financeiros, vulneráveis às baixas taxas de juro em vigor e à falta de incentivos fiscais à poupança. Os PPR continuam a descer, tendo em maio atingido -83% face a um ano antes. No acumulado de janeiro a maio a descida foi de um total de 1,67 mil milhões de euros vendidos em 2019, para apenas 393 milhões em 2020.

Produção Maio 2020 e Janeiro a Maio 2020 e variação face aos mesmos períodos 2019

Fonte: APS. Tratamento de dados: ECOseguros. Unidade: Mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de Seguros volta a cair: 38% em Maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião