Gilead vai cobrar 2.340 dólares por tratamento de 5 dias à Covid-19

Preço de 390 dólares por frasco de Remdesivir aplica-se a entidades governamentais de todos os países desenvolvidos. Tratamento de cinco dias à Covid-19 vai custar 2.340 dólares.

A farmacêutica Gilead Sciences vai cobrar 390 dólares por cada frasco do Remdesivir, um medicamento antiviral utilizado para tratar pacientes infetados pelo novo coronavírus, aos governos dos Estados Unidos e de outros países desenvolvidos. Um tratamento de cinco dias custará, assim, 2.340 dólares (cerca de 2.085,37 euros).

Em comunicado, citado pela Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês), a farmacêutica norte-americana adianta que decidiu estabelecer um preço fixo, com o intuito de evitar a necessidade de estabelecer negociações país a país. “Queremos garantir que nada falhe para que o Remdesivir chegue aos pacientes”, disse Daniel O’Day, CEO da Gilead. Assim, a ideia é que “todos os pacientes em todo o mundo tenham acesso a este medicamento”.

Nesse sentido, o preço fixado pela Gilead para os governos é de 390 dólares (cerca de 828,799 euros) por frasco, ao passo que um tratamento de cinco dias, que implica a utilização de seis frascos, ficará por 2.340 dólares (cerca de 2.085,37 euros).

Para as empresas privadas norte-americanas cada frasco vai custar 520 dólares (463,42 euros), enquanto o tratamento de cinco dias custará 3.120 dólares por paciente (2.780,49 euros).

A empresa diz que este medicamento poderá poupar 12 mil dólares (10.690 euros) por paciente ao permitir que as pessoas recebam alta dos hospitais mais rapidamente, acrescentando que decidiu tabelar um preço mais baixo para que todos os países desenvolvidos pudessem ter acesso ao fármaco. Depois desta notícia, as ações da farmacêutica norte-americana avançam 0,72% para 75,11 dólares.

Este antiviral é um dos medicamentos utilizados para o tratamento de pacientes infetados pela Covid-19. Em maio, o Remdesivir recebeu o aval do uso de emergência do regulador dos EUA, depois de um estudo ter revelado que o fármaco acelerou a recuperação em cerca de quatro dias de pacientes hospitalizados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gilead vai cobrar 2.340 dólares por tratamento de 5 dias à Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião