Pandemia cancelou quase dois milhões de consultas. Temido diz que existe plano de recuperação de assistência ao SNS

  • ECO
  • 6 Julho 2020

Perante o cancelamento de consultas, ministra da Saúde garante que está previsto um reforço de quase 38 milhões de euros para a recuperação da atividade assistencial no Serviço Nacional de Saúde.

A pandemia levou ao cancelamento de um milhão de consultas de cuidados de saúde primárias e cerca de 900 mil de consultas médicas hospitalares. Perante os números, Marta Temido destaca que já existe um plano de recuperação de assistência no SNS que prevê reforço de quase 38 milhões de euros.

“Precisamos de um plano excecional para recuperar dessa situação inesperada e grave que está a ser a pandemia de Covid-19. Mas esse plano existe, está publicado em Diário da República a 6 de junho de 2020, que aprova o Plano de Estabilização Económica e Social, onde está previsto um reforço de quase 38 milhões de euros para a recuperação da atividade assistencial no Serviço Nacional de Saúde”, garante Marta Temido, no Fórum TSF.

A ministra da Saúde, Marta Temido, adianta que durante a pandemia “perdemos um milhão de consultas de cuidados de saúde primárias – em cerca de 30 milhões realizadas anualmente pelo SNS – e perdemos cerca de 900 mil de consultas médicas hospitalares em cerca de 12 milhões que o SNS faz por ano”, apesar de referir que a retoma da atividade assistencial já não é uma miragem.

“Não temos dados concretos sobre o que já foi possível recuperar, mas temos dados sobre o que os hospitais querem recuperar até final do ano. Há hospitais que já preveem recuperar 60% dos serviços até ao final do ano”, diz Marta Temido, à TSF.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia cancelou quase dois milhões de consultas. Temido diz que existe plano de recuperação de assistência ao SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião