Espanhola Wenalyse entre as oito finalistas do Zurich Innovation Championship

  • ECO Seguros
  • 8 Julho 2020

Oito startups tecnológicas desenvolveram os projetos que vão disputar a final do Zurich Innovation Championship 2020, em outubro. Uma insurtech espanhola é única ibérica entre finalistas. Conheça-as.

O concurso iniciado com perto de 1400 candidatos atraiu um conjunto diversificado de ideias inovadoras, da literacia financeira para crianças aos seguros paramétricos e modelação de riscos de catástrofes associadas a alterações climáticas.

O Zurich Innovation Championship “é muito mais do que a criação de novas soluções de seguros”, afirmou Stuart Domingos, responsável pela equipa de Inovação do Zurich Insurance Group. “Estas startups e empreendedores trazem entusiasmo e criatividade para a tarefa de resolver alguns dos desafios mais prementes do nosso mundo. Juntos, pretendemos oferecer aos nossos clientes em todo o mundo novas formas de ajudar a construir um futuro sustentável e eficiente,” realçou o responsável citado num comunicado da seguradora suíça.

Os oito projetos finalistas são os melhores de 25 selecionados escolhidos por um conjunto internacional de personalidades da Zurich com quem realizaram provas de conceito. No tempo que resta até à final, os empreendedores vão aperfeiçoar os respetivos projetos – em colaboração com a Zurich – para depois os apresentarem ao conselho executivo do grupo segurador, na final da competição, em outubro.

A Zurich apresentou os finalistas que representam quatro regiões do mundo.

Ásia-Pacífico

Melllow (Hong Kong). A Mellow desenvolveu uma aplicação interativa para uso pessoal, concebida para pais e filhos praticarem hábitos quotidianos de gestão financeira (gastos e poupança), introduzindo os mais novos na utilização de cartão de crédito.

Pops! Diabetes Care (Austrália). Uma app de enorme utilidade, alternativa ao tradicional teste de glicemia e que funciona a partir de um telemóvel.

Europa, Médio Oriente e África (EMEA)

Parametrix (Reino Unido). Foi a vencedora da ronda no Reino Unido e é epónima de modelo de seguro paramétrico para negócios de componente tecnológica. A solução baseia-se num índice de cobertura que desencadeia o processo de indemnização sempre que um serviço vá abaixo sob certos parâmetros.

Wenalyze (Espanha). A insurtech – única ibérica entre as oito finalistas do concurso – propõe uma solução baseada em big data, machine learning e data matching que permite verificar e tratar informação fornecida por empresas a seguradores, identificando com maior precisão as necessidades ao nível de seguros.

América Latina

DeepAgro (Argentina). Utilizando tecnologia que inclui uma aprendizagem profunda (deep learning), extração de dados e Internet das coisas (IoT), a DeepAgro desenvolveu uma solução que deteta ervas daninhas e outros, permitindo a aplicação seletiva de herbicidas em culturas de soja.

DESCIFRA (México). A solução usa big data, machine learning e análise geoespacial, para criar tabelas gráficos, mapas e outras ferramentas que ajudam ao processo de decisão, antecipando a localização de potenciais pontos de venda (mercados) para empresas.

América do Norte

JupiterIntelligence (Califórnia). Uma interessante solução de modelação riscos catastróficos indexados à alterações climáticas e que proporciona uma visão do clima centrada no risco, preditiva e acionável.

ClaimFlo (Nova Iorque). Esta insurtech desenvolveu uma plataforma de processamento direto, com base em regras, para reclamações de bens e acidentes e com potencial para aumentar a eficiência e relação custo-eficácia na identificação e processamento de créditos para investigações e recuperação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhola Wenalyse entre as oito finalistas do Zurich Innovation Championship

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião