Aviva Plc vende 76% da Friends Provident International a uma filial do IFGL
A transação foi concluída pelo equivalente a 284,7 milhões de euros, ficando cerca de 19% do montante acordado para recebimento em data futura.
A Aviva Plc concluiu a venda de 76% do capital acionista da Friends Provident International Limited (FPIL) à holding RL360, uma subsidiária do International Financial Group Limited (IFGL), anunciou a seguradora britânica em comunicado.
A transação foi encerrada por um valor total de 259 milhões de libras esterlinas (cerca de 284,7 milhões de euros ao câmbio corrente), dos quais 209 milhões de libras a pronto e os restantes 50 milhões em pagamento diferido, igualmente em numerário.
À luz dos requisitos de Solvência II, a transação terá impacto mínimo no capital da Aviva e efeito igualmente pouco significativo no balanço, em termos das normas IFRS, explica o grupo agora liderado por Amanda Blanc.
Dado que a companhia vendedora irá manter uma participação minoritária na participada foi assinado um acordo adicional definindo compromissos e obrigações das partes. Neste sentido, a “FPIL continuará a servir clientes, parceiros e intermediários como habitualmente” não se prevendo qualquer alteração na política de clientes em resultado da transação anunciada, complementa o comunicado.
Os termos da transação concretizada modificam um anúncio anterior em que a Aviva indicava intenção de alienar a totalidade do capital. Anteriormente, a Aviva havia anunciado a venda de 100% na FPIL à RL360 por um valor total de 340 milhões de libras esterlinas, recorda o comunicado do grupo britânico.
Em 2019, a FPIL obteve 128 milhões de libras de lucro operacional (cerca de 140,4 milhões de euros a taxas de câmbio corrente) enquanto o lucro líquido totalizou 2,5 milhões de libras esterlinas, sob peso de amortizações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aviva Plc vende 76% da Friends Provident International a uma filial do IFGL
{{ noCommentsLabel }}