Covid-19: FCA quer prolongar medidas de apoio a segurados em dificuldades

  • ECO Seguros
  • 4 Agosto 2020

O organismo britânico de supervisão dos seguros exorta as companhias a prolongarem medidas implementadas em maio, como diferimentos de pagamento, redução prémios e a oferta de produtos alternativos.

A FCA-Financial Conduct Authority, entidade de supervisão de seguros no Reino Unido, está a concluir uma consulta pública cujo objetivo é garantir uma extensão, até 31 de outubro, das medidas definidas em meados de maio em resposta às consequências da pandemia, quando pediu às seguradoras para disponibilizarem aos segurados opções de flexibilização contratual, entre as quais descontos ou moratórias em prémios.

Agora, o supervisor propõe a prorrogação de uma série de medidas temporárias para ajudar os clientes de seguros que se encontrem ou mantenham confrontados com dificuldades financeiras devido à crise provocada pela Covid-19.

De acordo com uma nota do organismo de supervisão: “É importante que os clientes não se deixem ficar a si próprios sem seguro, e que a sua cobertura de seguro satisfaça as suas exigências” e necessidades. “Aqueles que se esforcem para pagar os prémios dos seus seguros devido ao impacto do coronavírus devem contactar a sua seguradora ou corretor de seguros para conhecer as opções que são disponibilizadas”.

De acordo com o regulador, a prorrogação das medidas extraordinárias e temporárias pode concretizar-se em prémios mensais reduzidos para os clientes que pagam por prestações ou num reembolso parcial do prémio para os que pagaram o total adiantado.

Na altura da implementação das medidas temporárias, Sheldon Mills, diretor interino para a área de estratégia e concorrência da FCA, comentou: “A maioria dos [seguradores] inquiridos expressou o seu apoio às propostas que publicámos. Muitas seguradoras já tomaram algumas das medidas que sugerimos para apoiar os clientes, tais como reduções de prémios, descontos, isenção de taxas, e adiamentos de pagamentos.

“As medidas hoje confirmadas darão um apoio urgente àqueles que dele necessitam”, considerou Mills a 18 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: FCA quer prolongar medidas de apoio a segurados em dificuldades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião