Ping An concretiza parceria com farmacêutica Shionogi para servir 315 milhões de clientes

  • ECO Seguros
  • 4 Agosto 2020

A aliança sino-japonesa beneficiará do potencial tecnológico da seguradora Ping An no retalho chinês, apoiando-se na capacidade da japonesa Shionogi para produzir e lançar novos medicamentos.

A chinesa Ping An Insurance e a Shionogi Ltd, subsidiária em Hong Kong do grupo japonês Shionogi & Co, acordaram a criação de duas empresas conjuntas (jv), em Xangai e Hong Kong, com objetivo de desenvolver e comercializar medicamentos inovadores (genéricos) e elevar a qualidade dos cuidados médicos na China, anunciou a seguradora líder em volume de negócios naquele mercado.

Em Xangai, onde a Ping An Life Insurance fica com 49% de participação acionista na Ping An-Shionogi Co, o investimento total será de 2,94 mil milhões de yuan (cerca de 358 milhões de euros). Em Hong Kong, a Ping An-Shionogi Limited receberá investimento total de 360 milhões dólares de Hong Kong (cerca de 395 milhões de euros), com estrutura acionista igualmente repartida a favor da farmacêutica nipónica.

Em resultado do arranjo anunciado (a farmacêutica nipónica deterá 51% do capital em cada uma das empresas), as joint ventures servem a estratégia da Shionogi na criação de centros globais (hubs) dedicados à descoberta e desenvolvimento de novos medicamentos para doenças infecciosas e do sistema nervoso central, mas também respondem a objetivos do grupo chinês de seguros no âmbito do alargamento de cuidados médicos e soluções de saúde no país, ao mesmo tempo que reduz a despesa de comparticipação nos remédios.

A aliança assume o objetivo de desenvolver medicamentos inovadores (sobretudo genéricos para distribuir na China) para tratamentos médicos mais eficazes, com elevado valor acrescentado e mais baratos.

As duas ventures, uma enquanto plataforma de pesquisa laboratorial e desenvolvimento dos remédios e a outra como unidade de produção e controlo de qualidade, combinam as capacidades da Shionogi na área farmacêutica (o grupo japonês criou um conhecido remédio para o colesterol e outros para tratamento do HIV/SIDA) com as competências de tecnologia analítica da Ping An, baseadas em Big Data e Inteligência Artificial.

Gerida através da Ping An Health Cloud, filial do grupo segurador, a aplicação Ping An Doctor é atualmente a maior app de saúde na China, contando 315,2 milhões de utilizadores registados. De acordo com a gigante chinesa de seguros, a aplicação realiza perto de 730 mil consultas diárias e, no final de 2019, contava já com o apoio de uma rede profissional somando 3 000 estabelecimentos hospitalares e 94 mil farmácias.

A parceria industrial Ping An-Shionogi tem origem em protocolos celebrados entre os dois grupos em março, já no quadro da pandemia (covid-19). Segundo noticiado na altura, o compromisso foi selado com a venda de 2,1% do capital social da Shionogi ao grupo chinês. O projeto está a ser conduzido pela Ping An Insurance Overseas e as jv ficarão sob supervisão do regulador chinês de banca e seguros (CBIRC).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ping An concretiza parceria com farmacêutica Shionogi para servir 315 milhões de clientes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião