Os 3 C’s para ser um comunicador com impacto
Grande parte da ansiedade é devido à falta de confiança. E acredite ou não, essa falta de confiança é muitas vezes, criada por nós próprios.
Muitos são os profissionais que me confessam a sua ansiedade em falar em reuniões de departamento ou noutras reuniões da empresa. Chegam mesmo a dizer que dormem mal antes das suas apresentações. E isso pode ser angustiante.
Grande parte da ansiedade é devido à falta de confiança. E acredite ou não, essa falta de confiança é muitas vezes, criada por nós próprios.
Muitas são as crenças limitadoras que, ao longo da vida, vamos dizendo em silêncio e sem nos apercebermos, tomamo-las como garantidas. “Eu não consigo falar em público” Ao dizermos isto vezes sem conta, estamos a assumir esse estado e a acreditar que é impossível mudar isso. Claro que é possível mudar! Primeiro comece por tomar essa consciência e depois trabalhe arduamente na técnica. Não há segredos!
Comunicar com uma pessoa, ou com várias, exige confiança e técnica. Quando falo em técnica, refiro-me a ter uma estrutura na comunicação que vá ao encontro do resultado que pretende. Comece por perguntar a si próprio “Qual é o objetivo que pretendo alcançar?”. Verá, que a partir dessa resposta, a construção da sua comunicação fica mais facilitada.
São várias as técnicas para melhorar a sua comunicação e aprender a ter prazer em falar em público, mas o primeiro passo, é predispor-se a fazê-lo.
No último programa de comunicação com impacto que fiz online, um dos participantes referiu entusiasmado que a método que eu ensino e que é baseado numa estrutura de 3 passos, tinha-lhe dado muito mais confiança.
Na realidade, se tivermos uma estrutura coerente na nossa comunicação, sentimo-nos mais confiantes e isso, claramente, é percecionado por quem nos está a ouvir.
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e os profissionais que ainda não conseguiram desenvolver essa habilidade e que ainda encontram muitas dificuldades em apresentar os seus projetos e as suas ideias perante um grupo, podem estar a limitar a sua progressão na carreira. A boa notícia, é que é possível desenvolver essa habilidade.
Os 3 C’s para ser comunicador com impacto
Por já ter vivido grandes momentos de ansiedade em comunicações que fiz no inicio da minha carreira, sei perfeitamente o que isso representa e nesse sentido, criei um método que ajuda as pessoas a dominarem os nervos e a fazerem apresentações com impacto. O Método dos 3C`s: Conhecer. Construir. Conquistar.
1.º C – Conhecer
A frase de Jim Collins “Primeiro quem, depois o quê” não poderia estar mais enquadrada. Quando começar a preparar a sua apresentação, comece por saber quem vai ser a sua audiência, o que sabem eles sobre o tema que vai desenvolver, o que esperam ouvir de si?
Depois de conhecer os outros, conheça-se também a si próprio. Como se manifesta a sua ansiedade, que estratégias pode utilizar para as reduzir? Estes são alguns pontos que o 1.º C aborda.
2.º C – Construir
Aqui vai começar por identificar o seu objetivo. O que pretendo alcançar com a minha exposição, qual a mensagem que quero deixar à audiência? Estas respostas ajudá-lo-ão a definir os dois ou três itens que a sua apresentação se vai focar.
3.º C – Conquistar
No último passo, falamos de entregar o conteúdo de forma impactante, desde a sua postura, à linguagem e claro, ao storytelling.
O storytelling, ou a arte de contar histórias, é uma das melhores maneiras de se falar bem em público, pois torna a apresentação muito mais envolvente. Quando relacionamos emoções às informações, ideias e factos que estão a ser transmitidos, a nossa capacidade de aprendizagem é ampliada.
Está pronto para impulsionar a sua carreira, sendo um bom comunicador? Espero que este artigo o ajude a ser o comunicador com que sempre sonhou!
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Os 3 C’s para ser um comunicador com impacto
{{ noCommentsLabel }}