Pandemia golpeia CNP Assurances. Receita cai 32% até junho

  • ECO Seguros
  • 14 Agosto 2020

A pandemia teve “impactos significativos” na atividade operacional da primeira metade do ano, assume a instituição que nomeou Verónique Weill para presidir ao conselho de administração.

A CNP Assurances, líder em França em seguros Vida e de créditos hipotecários, contabilizou declínio de 32,3% no volume de negócios do primeiro semestre, face a igual período de 2019, refletindo “impactos significativos” da pandemia (Covid-19) na “atividade operacional”.

As receitas recuaram aos 11,5 mil milhões de euros (-32,3% reportados ou -29% em base cambial constante), detalha a instituição do setor público líder em soluções de previdência e poupança-reforma. O resultado bruto de exploração caiu 16,2%, para 1,31 mil milhões de euros, com o resultado líquido consolidado a situar-se e 629 milhões de euros, menos 8,5% comparando com os ganhos apurados entre janeiro e junho de 2019. A margem sobre novo negócio desceu de 17,1%, no final de 2019, para 11,1%.

A taxa de cobertura medida pela margem de solvabilidade (SCR) foi calculada em 214%, contra 227% de fundos próprios no termo de 2019.

Citado no comunicado, Antoine Lissowski, Diretor-geral, afirma que a CNP Assurances “demonstra a resiliência do seu modelo de negócios e a pertinência da sua gestão de risco financeiro e técnico, prosseguindo a estratégia de transformação da sua notoriedade em França”.

Com modelo de negócio em que a distribuição assenta numa rede de parceiros, sobretudo bancos, o encerramento de atividades por causa da Covid-19 teve impacto fortemente negativo na atividade do grupo.

O volume de negócios encolheu 3,6 mil milhões no conjunto, distribuindo-se por -2,9 mil milhões em França; -800 milhões na América Latina (o Brasil é maior mercado do grupo fora da Europa) e em -400 milhões de euros na Europa (excluindo França), refere a entidade detalhando “elementos ligados à crise financeira e sanitária”, como determinantes dos números apresentados.

No comunicado, a instituição recorda ainda medidas extraordinárias extracontratuais que assumiu no quadro da pandemia, desde o apoio financeiro a famílias com maiores vulnerabilidades e com crianças, aos desembolsos feitos para reforçar o fundo nacional de solidariedade francesa a favor de pequenas empresas e profissionais independentes, por um total de algumas dezenas de milhões de euros.

Véronique Weill nomeada para presidência do CA

A CNP Assurances, que atualmente integra um movimento de reorganização do setor financeiro empresarial do Estado, anunciou a nomeação de uma mulher para a presidência do seu conselho de administração (CA). Verónique Weill, até aqui diretora geral do grupo Publicis, vai liderar a administração da seguradora, em substituição de Jean-Paul Faugère, que cessou funções para exercer a vice-presidência da autoridade de supervisão de seguros em França.

Em reunião do CA, a 31 de julho, a CNP Assurances designou Weill como administradora e presidente para assegurar a transição até final do ano, altura em deixará a Publicis, para se dedicar com plenitude às responsabilidades que assume na instituição de seguros e previdência.

Weill, de 60 anos, tem formação de base em Literatura e Ciência Política, complementada com pós-graduação em economia. Iniciou carreira profissional na Arthur Andersen e acumulou experiência relevante na banca e seguros (JP Morgan Chase, em Nova Iorque, e diversos cargos de direção no grupo Axa), estando à frente da Publicis desde 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pandemia golpeia CNP Assurances. Receita cai 32% até junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião