Substituições de professores baixam para metade nos meses da pandemia

  • ECO
  • 6 Agosto 2020

Entre abril e junho, houve menos professores a serem substituídos por motivos de doença. Ao mesmo tempo, o valor relativo ao pagamento de baixas médicas também diminuiu.

Durante os meses da pandemia, em que as aulas foram lecionadas à distância, o número de professores a serem substituídos por doença caiu para metade, avança o Público (acesso pago). Além disso, houve ainda uma diminuição dos montantes relativos às baixas médicas.

Entre abril e o final do ano letivo (meados de junho) do ano passado, houve mais de 2.300 docentes a serem substituídos. Este ano, esse número caiu para cerca de 1.200, adiantou o Ministério da Educação àquele jornal. Segundo o ministério, trata-se, sobretudo, de processos de substituição relativos a baixas médicas, uma vez que as substituições por períodos prolongados são normalmente por esse motivo.

A mesma tendência de redução observou-se também em alguns montantes relativos ao pagamento de baixas médicas. De acordo com o Ministério da Educação, numa comparação entre abril e junho deste ano e do ano passado, “o valor gasto em baixas médicas decresceu para o pessoal afeto à Caixa Geral de Aposentações: decresceu mais de 8% no que diz respeito ao pessoal docente e mais de 16% no pessoal não docente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Substituições de professores baixam para metade nos meses da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião