CA Assurances resvala 38% na coleta do ramo Vida no 1º semestre

  • ECO Seguros
  • 26 Agosto 2020

A seguradora que controla a GNB Seguros, operando ainda o mercado ibérico não-Vida em parceria com Abanca, teve declínio semestral de 29% no volume de negócios, mas cresceu no segmento danos.

O grupo Crédit Agricole Assurances (CA-Assurances), acionista maioritário da GNB Seguros com participação de 75% do capital, obteve um resultado líquido consolidado de 531 milhões de euros no primeiro semestre, em declínio a rondar 25% face ao apurado um ano antes.

Excluindo desembolsos (por um total cerca de 140 milhões) relacionados com iniciativas mutualistas; nas subsidiárias de Saúde (La Medicale e Pacifica); assunção de gestos solidários (5 milhões de euros) de apoio a idosos no quadro da pandemia e contribuição (cerca de 39 milhões) para o fundo estatal de solidariedade criado em França para fazer frente à crise covid-19, a instituição teria apresentado lucro de 670 milhões, um ganho 4,6% inferior ao apurado em junho de 2019, indica a informação.

Globalmente, o semestre de janeiro a junho encerrou com perto de 14,5 mil milhões de euros em volume de negócios a decrescer 28,8%, devido a “coleta excecionalmente elevada” no semestre comparável de 2019. Refletindo esse forte desempenho da coleta nos primeiros seis meses do exercício anterior, as entradas no negócio Vida decresceram 38%, para 9,7 mil milhões de euros no semestre agora reportado.

Em comunicado, a CA Assurances destaca evolução positiva nos objetivos de diversificação do seu mix de negócio, em particular nos seguros pessoas e bens (que o grupo elegeu entre as linhas prioritárias) e a reorientação (iniciada no último trimestre de 2019) da carteira Vida (produtos poupança-reforma) para aplicações em unidades de conta (UC). Resultado desta estratégia, as UC cresceram 3,9% e já representam cerca de 23% das responsabilidades totais da carteira Vida (estimada em 302 mil milhões de euros para o conjunto previdência de particulares e planos coletivos, poupança-reforma e seguros de crédito).

A receita nos seguros de danos cresceu 4,2%, para os 2,8 mil milhões de euros, enquanto a carteira do grupo cresceu em 160 mil novos contratos no semestre, para um total de 14,2 milhões de apólices no final de junho (+3,1% face ao semestre homólogo de 2019). Por comparação com maio de 2020, a refletir o efeito do desconfinamento (após pico Covid-19), a seguradora registou, em junho, uma subida mensal de 94% no número de novos contratos.

No termo do semestre, a eficiência deteriorou-se, com o rácio combinado a situar-se em 97,7%, contra 95,2% um ano antes. Por seu lado, na vertente prudencial, a instituição refere que os 233% no rácio de Solvência II, em junho, mantinha o indicador de robustez de capital praticamente estabilizado (-1 p.p.) face ao final de março.

A CA Assurances agrega todo o negócio de seguros do grupo bancário Crédit Agricole, afirmando-se como líder europeia de bancassurance e primeira seguradora em França, de onde estendeu operações a perto de uma dezena de países.

O grupo Crédit Agricole foi parceiro e acionista histórico do extinto BES. Atualmente, a seguradora francesa mantém-se maioritária na GNB Seguros, detendo 75% desta desde final de 2018. A confirmar a presença da CA Assurances no mercado português, o presente relatório de contas semestrais inclui a companhia portuguesa entre as suas filiais internacionais e o Novo Banco como parceiro na distribuição de seguros.

Nas operações internacionais, além da GNB Seguros, a companhia francesa consolida outras cinco filiais (duas em Itália, e as restantes distribuídas pela Grécia, Luxemburgo e Japão), todas, exceto uma, controladas por integração global. O relatório de contas apresenta a operação internacional em termos agregados, e do volume de negócios total do grupo (14,5 mil milhões no semestre), 1,96 mil milhões foram gerados pelo conjunto das filiais estrangeiras.

No perímetro internacional, receitas e volume de prémios emitidos (2039 milhões de euros) desceram 49% face ao semestre comparável de 2019, enquanto o resultado líquido do conjunto consolidado progrediu 2,8%, para 36 milhões de euros.

Em decorrência de parceria ibérica celebrada em junho de 2019 entre a seguradora francesa e o Abanca, a CA Assurances opera também no mercado português de seguros não-Vida através de sociedade conjunta detida em partes iguais com o grupo espanhol.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CA Assurances resvala 38% na coleta do ramo Vida no 1º semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião