5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Ana Luísa Alves
  • 12 Janeiro 2017

Enquanto o BCE releva as atas da reunião em que foram prolongados os estímulos, Janet Yellen fala do outro lado do Atlântico a propósito do poder da Fed na economia.

Janet Yellen fala esta quinta-feira pela primeira vez, em Washington, desde que a Reserva Federal norte-americana anunciou um aumento dos juros nos EUA, onde o Departamento do Trabalho divulga os dados relativos aos pedidos de subsídio de desemprego. No Velho Continente os olhos estão postos na reunião entre Angela Merkel e o primeiro-ministro do Luxemburgo sobre a agenda da União Europeia e o Brexit.

Serviços em Portugal

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela esta quinta-feira o volume de negócios no setor dos serviços, apresentando dados relativos a novembro. Em outubro, o índice de volume de negócios nos serviços recuou 1,4%. Importa lembrar que o setor dos serviços é um dos que mais contribui para a economia portuguesa.

BCE revela atas

A última reunião da política monetária do ano passado do Banco Central Europeu (BCE) foi no dia 7 e 8 de dezembro, mas só esta quinta-feira o banco central da zona euro publica as atas dessa reunião. Foi nessa reunião que a autoridade monetária decidiu prolongar os estímulos monetários na zona euro até ao final de 2017, tendo decidido ainda baixar o ritmo de compras de dívida a partir de abril, dos 80 mil milhões mensais para os 60 mil milhões. As atas deverão deixar sinais quanto ao sentimento dominante entre os governadores acerca da retirada dos estímulos.

Merkel discute o Brexit

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, vão reunir-se no Luxemburgo. O tema principal deste encontro vai ser o Brexit e a agenda da União Europeia para 2017. Da reunião podem surgir novas indicações da chanceler alemã sobre a saída do Reino Unido do projeto comunitário europeu, depois de há dias ter mencionado à Bloomberg que o acesso britânico ao mercado único estaria ainda em aberto.

Primeiro discurso de Yellen

Nos EUA, a presidente da Reserva Federal norte-americana falar num pequeno encontro em Washington, com vários professores de todo o país. Janet Yellen deverá abordar a missão e responsabilidades do banco central norte-americano, numa altura em que as pressões inflacionistas apontam para uma subida dos juros mais célere do que o esperado.

Dados do emprego nos EUA

Sendo um importante indicador acerca da saúde do mercado laboral norte-americano, o Departamento do Trabalho divulga os dados sobre os pedidos iniciais de subsídio de desemprego na semana passada. Adicionalmente, é revelado o indicador da Bloomberg sobre a confiança dos consumidores na primeira semana do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião