Aposentações no Estado sobem. Há 17.258 novos pensionistas
Dados da Caixa Geral de Aposentações apontam para um aumento de 27% nas novas pensões atribuídas nos primeiros sete meses deste ano.
A Caixa Geral de Aposentações (CGA) atribuiu 17.258 novas pensões nos primeiros sete meses deste ano, de acordo com as estatísticas publicadas pela Direção-Geral do Orçamento (DGO). É um aumento de 27% face ao ano anterior, sendo também o maior número desde pelo menos 2017, revela o Jornal de Negócios (acesso pago).
O aumento do número total de novas pensões atribuídas os funcionários públicos foi maior entre as pensões de aposentação normal, por velhice, que cresceram 53%, enquanto as pensões de sobrevivência ou outros caíram 19% e as de pensões de invalidez deslizaram 48%.
O relatório da DGO não analisa as razões do aumento das aposentações, mas o Negócios aponta uma explicação: a legislação aprovada nos últimos anos, que reduziu cortes para trabalhadores com carreiras muito longas. Com menores penalizações, muitos terão aproveitado a oportunidade para passar à reforma.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aposentações no Estado sobem. Há 17.258 novos pensionistas
{{ noCommentsLabel }}