Seguradora suíça Atupri passa a aceitar Bitcoin e Ether
A Atupri, uma das 15 maiores seguradoras suíças de saúde, vai passar a aceitar pagamento de prémios em criptomoedas. Considera-se pioneira na digitalização e quer clientes já com custos de mineração.
A seguradora de saúde Atupri, com sede em Berna, Suíça, passou este mês a aceitar pagamento de prémios em duas criptomoedas: Bitcoin (BTC) ou Ethereum (ETH). A companhia está no top 15 do país, com cerca de 200 mil clientes, um quinto da líder no ramo que é a Chrétienne sociale suisse (CSS) Assurance. Faturou 800 milhões de euros em prémios em 2019.
A busca da diferenciação levou a Atupri a aceitar criptomoedas, seguindo outras companhias suíças num país considerado muito amigável a esta inovação financeira. A ideia, segundo afirma Caroline Meli, diretora de marketing da companhia, citada em comunicado, aponta vários motivos para enveredarem por este caminho: querem atingir clientes que já tenham custos associados à mineração de criptomoedas e consideram-se pioneiros na digitalização do ramo saúde, por isso antecipam tendências e oferecem soluções seguradoras com perspetiva de longo prazo.
No entanto a Atupri não vai criar uma caixa própria. O modelo é os clientes pagarem à operadora financeira Bitcoin Suisse em criptomoedas e essa operadora entrega à Atupri já em francos suíços. A moda alastra no país, a comuna de Zug, perto de Zurique, já é conhecido pela Cripto Valley, onde transportes públicos e algumas instituições aceitam pagamento em bitcoins. A comuna de Zermatt, famosa pela estância de ski, já aceita impostos pagos em criptomoedas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seguradora suíça Atupri passa a aceitar Bitcoin e Ether
{{ noCommentsLabel }}