Elon Musk obrigado a reativar seguros D&O na Tesla

  • ECO Seguros
  • 3 Setembro 2020

Depois de ter cortado nos seguros de responsabilidade civil do top management da Tesla por achar caros, o CEO foi forçado por acionistas a voltar atrás.

A Glass Lewis, uma proxy firm, ou seja uma firma legal que aconselha e representa por procuração acionistas de grandes empresas em assembleia gerais, mudou a sua posição tomada em junho último em relação à não reeleição de Robyn Denholm como Chairwoman da Tesla.

Em causa estavam as apólices de seguro de responsabilidade civil (D&O) dos top managers da Tesla, que o CEO Elon Musk tinha recusado renovar devido aos preços que o mercado segurador tinha apresentado. Assim, a Tesla encontrou uma forma relacionada com períodos de carência para proteger os diretores que a Glass Lewis considerou “pouco ortodoxa e potenciadora de conflitos” e a proxy recusou reeleger a presidente da companhia, posição que agora modificou. Neste movimento de oposição também esteve a Institutional Shareholder Services, outra proxy firm.

A alteração agora ocorrida, a tempo da próxima assembleia geral da Tesla em 22 de setembro, deveu-se ao compromisso da administração em começar a procurar soluções mais tradicionais de seguro de responsabilidade civil para os diretores.

Segundo a Reuters, o que está realmente em causa é, caso a revisão inicial de Musk fosse em diante, os diretores ficarem muito dependentes em relação a Elon Musk, uma situação desaconselhada já que estes responsáveis da Tesla, e a própria chairwoman, foram lá colocados pelos acionistas em 2018 para, diz a Reuters, “controlar de forma robusta as atividades e desvarios” de Elon Musk.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Elon Musk obrigado a reativar seguros D&O na Tesla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião