TAP quer chegar a Bruxelas com novo parceiro em mira

  • ECO
  • 4 Setembro 2020

Companhia aérea vai escolher, nas próximas semanas um banco de investimento para ajudar a procurar potenciais interessados em injetar liquidez na TAP.

A TAP deverá escolher nas próximas semanas um banco de investimento que irá fazer um teste de mercado para procurar potenciais interessados em entrar no capital da empresa, avança o Público (acesso condicionado), esta sexta-feira.

Este é um ponto importante para que a companhia aérea entregue em Bruxelas a primeira versão do plano de recuperação, dentro de dois meses, já com a possibilidade de ter um novo parceiro, disponível para injetar liquidez na empresa. Em cima da mesa poderá estar apenas uma intenção de investimento, que permita a redução da posição do Estado, e não um acordo assinado entre as partes.

O Ministério das Finanças já tinha admitido que poderia ser necessário “apoio técnico especializado” na elaboração do plano de reestruturação que está a ser desenhado com o apoio da consultora Boston Consulting Group, devido à “dimensão e complexidade do passivo e dos instrumentos de dívida nele incluídos”. E em junho, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse que “não via com maus olhos uma parceria com a Lufthansa”.

A TAP aprovou na quinta-feira, em assembleia geral extraordinária, a proposta que permite um aumento de capital dos atuais 15 milhões para “até 1200 milhões de euros”, a realizar “em espécie, por uma ou mais vezes”, um passo para aumentar o peso do Estado na companhia aérea que já usou metade da ajuda pública, como avança o Jornal Económico (acesso pago). Em causa estão 500 milhões de euros destinado, sobretudo, ao pagamento de salários e fornecedores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP quer chegar a Bruxelas com novo parceiro em mira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião