Dimensão do aumento de capital explica desconto
O BCP vai fazer um aumento de capital de 1.300 milhões de euros, operação na qual aplicou um desconto de 38,6%. É muito? É, mas a dimensão da operação também.
O BCP vai vender ações a 9,4 cêntimos. Um valor baixo, que tem implícito um desconto de 38,6%. Está acima daquilo que tem sido a média do setor financeiro, facto explicado pela dimensão da operação que está a ser levada a cabo.
O banco avançou com um aumento de capital de 1.300 milhões de euros. Este valor representa 130% do valor a que o BCP estava avaliado no mercado antes do anúncio da operação.
Esta dimensão levou banco a aplicar um desconto de 38,6%. Na Europa, outros bancos que recorreram ao mercado fizeram operações com descontos de 30% a 35%, sendo que o Monte dei Paschi, que está perto de um resgate, tentou ir ao mercado com um desconto de 40%.
A tomada firme da operação, ou seja, caso nem todas as ações sejam vendidas, os bancos colocadores ficam com elas, garantido o sucesso do aumento de capital, também terá implicado a venda dos títulos com um desconto mais expressivo.
Pressão nos direitos?
O desconto expressivo tem afundado as ações do banco — cai mais de 20% desde o anúncio da operação para novos mínimos históricos –, sendo que a queda não é mais acentuada porque um dos acionistas já disse que vai participar na operação, reforçando a sua posição para 30%. É a Fosun, já a Sonangol não se compromete.
A Fosun vai comprar direitos no mercado para conseguir aumentar a sua posição no capital do banco, já Isabel dos Santos poderá, na pior das hipóteses, manter a mesma percentagem de capital, em tornos dos 14%.
Enquanto a Fosun terá de comprar direitos no mercado para atingir a meta definida, a Sonangol poderá vender parte dos direitos (recebe direitos para mais ações do que as necessárias para manter a posição) o que poderá castigar esses direitos. É que, mais uma vez, é uma operação de grande dimensão, ou seja, haverá muitos direitos em bolsa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dimensão do aumento de capital explica desconto
{{ noCommentsLabel }}