BRANDS' ECO Empresas Gazela: Bring Focus e Imbatível Partilha apostam na empregabilidade
Entre as empresas gazela apuradas em 2019 estão a Bring Focus e a Imbatível Partilha, que se destacaram como empresas “Gazelas mais empregadoras”.
Localizadas em Castelo Branco e na Guarda, respetivamente, a Bring Focus e a Imbatível Partilha são empresas que exploram áreas de negócio completamente diferentes, mas ambas se destacaram no apuramento das Empresas Gazela 2019, realizados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
A primeira presta serviços em tecnologias de informação e a última dedica-se à indústria da construção.
Bring Focus, “uma empresa de pessoas para pessoas”
A Bring Focus nasceu em 2011 com o objetivo de focar os serviços prestados nas transformações digitais e nas áreas de analytics, big data, inteligência artificial, machine learning e serviços de integração.
“Todas estas áreas onde atuamos têm como requisito o conhecimento especializado dos nossos colaboradores e a sua capacidade de criarem soluções com elevada diferenciação. As pessoas são a peça fulcral da nossa atividade e o nosso maior ativo”, começou por afirmar Carlos Alves, CEO da Bring Focus.
Desta forma, criar postos de trabalho é visto pela empresa como uma consequência do crescimento que têm vindo a sentir e, ainda, um meio de ter capacidade de criar valor acrescentado para os clientes e parceiros.
Atualmente, a Bring Focus tem pessoas de mais de 10 nacionalidades a trabalhar na empresa. Esta diversidade, segundo Carlos Alves, mostra diferentes formas de olhar para os problemas e para as soluções. No entanto, é também aqui que assenta o principal desafio de empregar muitas pessoas: a cultura.
"As nossas pessoas são os nossos maiores e melhores embaixadores.”
“O maior desafio de todas as empresas com as nossas características é, sem dúvida, a cultura. A criação de uma identidade própria forte, alinhada com os nossos valores e com a nossa missão é um desafio em permanente evolução, que requer acompanhamento. Queremos ser cada vez mais globais e para que tal ocorra de forma sustentada, é fundamental ter uma identidade que fale por nós”, explica o CEO.
O crescimento no número de “Bringers” é um motivo de orgulho para a organização. Carlos Alves chega mesmo a afirmar que a Bring Focus é “uma empresa de pessoas para pessoas”, com o objetivo de “simplificar a vida” dos milhões que utilizam as soluções que desenvolvem.
O mote “Inspired by People”, presente na assinatura da empresa, faz jus à distinção que receberam enquanto empresa gazela e à forma de pensar do CEO, que acredita que “talento atrai talento”. “Acreditamos que a força gravítica para atrair talento começa no talento que temos dentro de casa e na cultura de empresa que promovemos. As nossas pessoas são os nossos maiores e melhores embaixadores”, remata Carlos Alves.
Imbatível Partilha aposta na formação de “pessoas-chave”
Vitor Hugo partilha da mesma lógica de ideias. O CEO e fundador da Imbatível Partilha, criada em 2015, já trabalhava no ramo da construção, mas decidiu criar o próprio negócio e, desde então, a aposta tem sido na criação de emprego para dar resposta à elevada procura.
“O objetivo é sempre criar mais (postos de trabalho) e melhores. Aqui na minha empresa somos todos respeitados por igual, desde os engenheiros, encarregados, até ao colaborador mais novo ou estagiário. Todos são tratados da mesma forma, com igualdade, e isso é um dos maiores segredos para a empresa crescer”, conta Vítor Hugo.
O CEO reconhece que a indústria da construção é uma área cada vez menos atrativa para os jovens. Por essa razão, quando encontra “pessoas-chave” aposta na formação e ainda na compensação do esforço e trabalho.
"A vantagem de ter muitas pessoas a trabalhar é a capacidade de resposta. Os clientes ficam mais satisfeitos com o trabalho porque acabam por me entregar mais do que uma obra por saberem que tenho capacidade para assumi-las.”
“Há muitas pessoas que não querem aderir à construção civil e nós temos de motivá-los. Qual é a motivação? São boas remunerações e boas condições. Se as pessoas produzem, também temos que retribuir o trabalho, não podemos pensar só em nós”, afirma Vítor Hugo.
Nos primeiros meses de existência, a Imbatível Partilha tinha cinco pessoas na equipa, depois aumentaram para dez e, ao fim de meio ano, já eram 25. O número foi subindo gradualmente e, hoje em dia, a empresa atribui funções a 100 pessoas.
“A vantagem de ter muitas pessoas a trabalhar é a capacidade de resposta. Os clientes ficam mais satisfeitos com o trabalho porque acabam por me entregar mais do que uma obra por saberem que tenho capacidade para assumi-las”, confessou o fundador da empresa.
A Imbatível Partilha, que faz parte do Coffro Group, está, por isso, entre as empresas gazela mais empregadoras, título que enche de orgulho Vítor Hugo. “O facto de sermos uma das ‘gazelas’ mais empregadoras é sinal de que há bom ambiente aqui dentro”, garantiu. O CEO acredita, por isso, que esta distinção pode tornar a empresa mais atrativa para o mercado de trabalho.
Consulte aqui o estudo completo, com a listagem das empresas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresas Gazela: Bring Focus e Imbatível Partilha apostam na empregabilidade
{{ noCommentsLabel }}