FGA: Novos desafios são mobilidade elétrica, veículos autónomos e mais responsabilidade civil

Isabel Carrola, diretora coordenadora do Fundo de Garantia Automóvel explica como está o nível de proteção para quem é vítima de veículos sem seguro ou desconhecidos. E prepara o futuro.

O Fundo de Garantia Automóvel (FGA) faz 40 anos com um currículo de 13 mil pessoas assistidas na recuperação de danos corporais e 50 mil pessoas compensadas por danos materiais resultantes de acidentes de viação em que o responsável ou não tinha seguro automóvel válido ou é desconhecido.

O FGA está na dependência da ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões mas é um organismo autónomo, com receitas próprias proporcionadas pelo pagamento de todos os segurados de 2,5% do prémio do seu seguro de automóvel responsabilidade civil e taxas acrescidas para danos próprios. Também tem receitas obtidas por reembolso dos responsáveis pelos acidentes, em 2019 conseguiu recuperar cerca de 20% do valor das indemnizações pagas às vítimas.

O Fundo tem uma gestão autónoma, desde 2019 liderada por Isabel Carrola, jurista que há 20 anos está dedicada ao FGA. Para explicar o que é e como está o FGA, bem como o que se prevê aconteça num futuro próximo. Foi entrevistada por ECOseguros.

O que é e como funciona o Fundo de Garantia Automóvel

O FGA e a ASF, para que serve o Fundo, cuidados a ter quando se recorre ao Fundo, qual o papel das seguradoras e os prazos obrigatórios e conseguidos para regularizar sinistros.

Recuperar fundos a responsáveis por acidentes e os novos desafios

Como o FGA vai atrás dos responsáveis e qual o sucesso na recuperação de fundos, regularizar em Portugal acidentes ocorridos no estrangeiro, os novos desafios perante segway e bicicletas e trotinetes movidas a energia elétrica, os veículos autónomos e a necessidade de maior proteção de de peões menores de idade, idosos e ciclistas através da revisão dos pressupostos da responsabilidade civil.

 

Os 40 anos do Fundo de Garantia Automóvel são celebrados no próximo dia 25 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FGA: Novos desafios são mobilidade elétrica, veículos autónomos e mais responsabilidade civil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião