Fusão fracassa no Reino Unido. Ardonagh recua na compra da Bennetts

  • ECO Seguros
  • 1 Outubro 2020

A decisão constitui revés sobre a aquisição recente da Bennetts e representa o fracasso da mega fusão anunciada em fevereiro passado.

A britânica Ardonagh, grupo de corretagem de seguros com ampla e diversificada carteira de negócios e operações internacionais, vai procurar um novo comprador para a Bennetts Motorcycling Services Limited, adquirida há pouco mais de seis meses pela Atlanta Investment Holdings, uma subsidiária do grupo Ardonagh, numa transação concluída em agosto passado.

Depois de ter notificado voluntariamente a autoridade da concorrência sobre a aquisição, a Ardonagh recebeu informação da avaliação preliminar do regulador. No final da primeira fase do processo de análise da operação, a Competition and Markets Authority (CMA) assumiu que a operação poderia resultar em condições de mercado desfavoráveis para os consumidores (preços mais altos, menos opções e pior serviço).

Por isso, a CMA considerou necessário levar o processo a uma 2ª fase, de análise aprofundada, informando estar desde logo aberta a considerar medidas que ajudassem a atenuar o suposto impacto negativo da operação no mercado. Assumindo que o procedimento seguinte prenunciava que o regulador se preparava para travar a operação, ou que os remédios exigidos fossem demasiado onerosos, a Ardonagh optou por desistir da operação, tendo proposto ao regulador desfazer o negócio.

De acordo com a imprensa, a CMA já aceitou proposta da Ardonagh, com base na qual o negócio de 26 milhões de libras esterlinas será revertido como condição para sanar as reservas do regulador em matéria de concorrência e evitar uma 2ª fase de análise aprofundada mais longa e desgastante.

A Bennetts Motorcycling assegura cobertura de seguros a mais de 200 mil motociclistas no Reino Unido e na Irlanda, além de forte presença nas redes sociais da especialidade, nomeadamente através da plataforma online BikeSocial.

Para resolver o imbróglio criado pela avaliaçao ao panorama concorrencial, os dois principais distribuidores de seguros de motociclos no Reino Unido vão agora separar a empresa, observando a condições e prazos que a CMA estabelecerá para a venda da Bennetts, revertendo-se completamente o negócio anunciado em fevereiro.

Num comunicado do grupo Ardonagh, Ian Donaldson, CEO da Atlanta e das subsidiárias operacionais Autonet, Carole Nash e da Swinton e da , lamenta o desfecho e afirma que desinvestir acaba por ser a decisão mais adequada, pois permite que a Ardonagh e a Bennetts possam seguir em frente.

O caminho do grupo Ardonagh passa por concentrar esforços no crescimento orgânico, servindo os clientes através da Carole Nash e da Swinton, marcas do universo Ardonagh.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fusão fracassa no Reino Unido. Ardonagh recua na compra da Bennetts

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião