Governo vai reforçar serviços consulares no Reino Unido
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas garantiu que os serviços jurídicos serão reforçados para apoiar a comunidade portuguesa, que já ronda as 500 mil pessoas.
O Governo vai reforçar os serviços consulares no Reino Unido, sobretudo na área jurídica, para ajudar os portugueses que residem no país a lidar com dificuldades que resultem do Brexit. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, este sábado, na segunda edição dos “Diálogos com a Comunidade”, na embaixada de Portugal em Londres.
“Os meios do consulado não aumentaram na proporção que aumentou a comunidade”, admitiu, citado pela Lusa. O governante adiantou que é em Londres onde existe maior procura pelos serviços consulares. Em 2016 registaram-se mais de 70 mil atos consulares, quase o dobro dos 40 mil registados no ano anterior. A comunidade portuguesa no Reino Unido deverá já rondar as 500 mil pessoas.
"Os meios do consulado não aumentaram na proporção que aumentou a comunidade.”
No evento, foram destacadas as dificuldades sentidas pelos portugueses reclusos e crianças e jovens em risco. Na sala, apresentaram-se várias mulheres que alegaram ter sido vítimas de processos injustos por parte das autoridades britânicas, reivindicando maior apoio das autoridades portuguesas.
O advogado Pedro Proença revelou que a plataforma de Advogados Portugueses Contra as Adoções Forçadas em Inglaterra está envolvida na ajuda a 21 casos e que a sua intervenção já teve resultados positivos na restituição de duas crianças.
Reivindicou, porém, maior ajuda, nomeadamente financeira, para reforçar o apoio jurídico a estas famílias. “Temos mães e pais portugueses que ficam sem os filhos. Esta questão deve ser tratada de forma especial”, denunciou.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas indicou que, entre 2014 e 2016, foram identificados 154 casos, dos quais 20 resultaram em adoção. José Luís Carneiro exortou às famílias afetadas a informar os serviços consulares logo que possível para ser pedida a transferência do julgamento para Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo vai reforçar serviços consulares no Reino Unido
{{ noCommentsLabel }}