Prémio Nobel está mais generoso e dá este ano 10 milhões de coroas suecas

Nos últimos anos, o prémio Nobel já voltou a valer mais do que valia em 1901, quando foi criado a partir dos fundos deixados por Alfred Nobel.

Quanto vale um prémio Nobel? O valor nem sempre se mantém o mesmo, já que depende da situação financeira da Fundação Nobel, bem como do investimento dos fundos. Depois de uma quebra entre 2012 e 2016, o prémio voltou a valer mais do que quando foi criado, em 1901. E, este ano, recebeu mesmo um aumento no montante, fixando-se em dez milhões de coroas suecas (957,99 mil euros).

O aumento do prémio este ano foi de um milhão de coroas, face ao ano anterior. O Nobel regressa assim ao montante atribuído em 2010. Os dez milhões de coroas suecas foram reduzidas, em 2011, para oito milhões de SEK (766,39 mil euros). Nessa altura, foram aplicadas estratégias para fortalecer a posição financeira da Fundação Nobel, o que resultou num aumento para nove milhões de SEK (862,19 mil euros) em 2017.

O aumento deste ano surge numa altura em que “as finanças da Fundação Nobel estão significativamente mais estáveis ​​do que antes“, sendo assim possível subir o valor do prémio, adiantou o diretor executivo da Fundação Nobel, citado em comunicado. A ambição da Fundação Nobel é garantir que, no futuro, a dimensão do Prémio Nobel siga a tendência dos rendimentos reais da sociedade”, reiterou Lars Heikensten.

Alfred Nobel decidiu que queria que a maior parte de seu património, mais de 31 milhões de SEK (2,96 milhões de euros), na altura, deveria ser convertido num fundo e investido em “títulos seguros”. A receita dos investimentos deveria ser “distribuída anualmente na forma de prémios para aqueles que durante o ano anterior tenham conferido o maior benefício à humanidade”, como definiu no testamento.

Como o dinheiro do prémio vem dos fundos que Nobel reservou no testamento, e que são depois investidos, o valor acaba também por ser afetado pelas mudanças nos mercados.

Em 1901, o prémio foi de 150.782 coroas (14,44 mil euros), ao qual corresponde o valor monetário de 8.722.510 coroas (835,6 mil euros) em 2019, mais de cem anos depois. A partir de 1990, o valor passou a ser superior ao pago em 1901. Em 2001, o montante chegou a superar em 44% o valor original. A partir desse ano, o valor começou a cair, mantendo essa tendência até 2016. Nos últimos anos, o prémio voltou a valer mais do que o original.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prémio Nobel está mais generoso e dá este ano 10 milhões de coroas suecas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião