5 coisas que vão marcar o dia

Vão ser conhecidos dados como a produção na construção na União Europeia, bem como o crescimento da economia chinesa. A Anacom apresenta uma solução de mapeamento da cobertura das redes móveis.

A semana arranca com a divulgação de indicadores económicos pelo Banco de Portugal, bem como dados do Eurostat sobre a produção na construção. O dia será marcado também pela apresentação de uma solução de mapeamento da cobertura por parte da Anacom. Lá fora, a China revela o crescimento da economia no terceiro trimestre.

Anacom anuncia solução de mapeamento da cobertura das redes móveis

A autoridade reguladora em Portugal das comunicações postais e das comunicações eletrónicas, a Anacom, vai apresentar esta segunda-feira uma solução de mapeamento da cobertura das redes móveis dos operadores Meo, Nos e Vodafone. Ainda não se sabe ao certo qual será a medida apresentada, mas estará relacionada com uma aplicação.

Como está a posição de investimento de capital do país?

O Banco de Portugal vai dar a conhecer vários indicadores esta segunda-feira, nomeadamente a posição de investimento de capital de Portugal no segundo trimestre deste ano, período marcado pelo confinamento por causa da pandemia. Para além disso, o Banco de Portugal vai ainda divulgar dados sobre as balanças corrente e de capital, no mesmo período, e da balança de pagamentos.

Eurostat divulga produção na construção

O gabinete de estatísticas da União Europeia (UE) publica os dados relativos à produção no setor da construção nos Estados-membros, durante o mês de agosto deste ano. Em julho, a produção aumentou 0,2% na Zona Euro e caiu 0,1% na UE, face ao mês anterior. Já comparado com o período homólogo, a produção na construção diminuiu 3,8% na Zona Euro e 3,9% na UE.

China revela crescimento da economia no 3º trimestre

O gabinete nacional de estatísticas da China vai revelar como está a seguir a recuperação económica do país após o impacto da pandemia de Covid-19, ao divulgar as estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre. No segundo trimestre, a China foi o único país do G20 a registar um aumento do PIB, com uma subida de 11,5%, refletindo o “início precoce” da pandemia naquele país e a sua “subsequente recuperação”, notou a OCDE, em setembro.

CIP tira o pulso às empresas portuguesas

Esta segunda-feira, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) apresenta o inquérito às empresas em Portugal sobre a sua situação atual e as expectativas que têm para o último trimestre do ano. Em agosto, mais de metade das empresas inquiridas sinalizaram que as vendas e as encomendas em carteira caíram, registando descidas que rondam os 40%, revelou a CIP, no último inquérito.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião