Linha da Beira Baixa vai ficar pronta até ao final do ano, diz Pedro Nuno Santos
O Ferrovia 2020 será concluído dentro do prazo previsto, até dezembro de 2023, garantiu o ministro, referindo que a linha da Beira Baixa "estará pronta para ser inaugurada" até ao final de 2020.
O Ferrovia 2020 “será concluído dentro do prazo previsto”, ou seja, até dezembro de 2023, garantiu Pedro Nuno Santos, detalhando que 75% deste programa de investimento em infraestruturas estão em fase de “obra ou contratação de obra”. Numa audição esta quarta-feira, o ministro adiantou ainda que a linha da Beira Baixa “estará pronta para ser inaugurada” até ao final deste ano.
“Temos 75% do Ferrovia 2020 em obra ou em contratação para obra e uma parte mais reduzida em projeto”, disse Pedro Nuno Santos numa audição da Comissão de Orçamento e Finanças e de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, no âmbito da apreciação na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).
O ministro disse ainda que o Governo conta ter “tudo em empreitada” no primeiro trimestre de 2021. “Temos vários investimentos em curso, mas só consideramos [o Ferrovia2020] totalmente executado quando esta linha estiver concluída”, acrescentou, referindo-se à Linha da Beira Baixa, que garantiu que “estará pronta para ser inaugurada até final deste ano”, num investimento de três milhões de euros.
A intervenção na Linha da Beira Baixa passa pelo “reforço dos níveis de segurança, qualidade e disponibilidade da infraestrutura, beneficiando as condições de conforto e comodidade para os utilizadores”, explicou em julho do ano passado a Infraestruturas de Portugal, estando a ocorrer entre o quilómetro 13,195 em Abrantes (Santarém), e o quilómetro 53,422 em Vila Velha de Ródão (Castelo Branco).
“Estamos a 8% de termos tudo concluído. O prazo final para o financiamento comunitário é dezembro de 2023″, explicou Pedro Nuno Santos já que as regras do Portugal 2020 permitem que se possa executar despesa três anos após a conclusão do quadro comunitário. “Conseguiremos cumprir os prazos e teremos o Ferrovia 2020 concluído dentro dos prazos”, garantiu.
(Notícia atualizada às 18h15 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Linha da Beira Baixa vai ficar pronta até ao final do ano, diz Pedro Nuno Santos
{{ noCommentsLabel }}