Erdogan afasta governador do banco central da Turquia após desvalorização recorde da lira

  • Lusa
  • 7 Novembro 2020

Murat Uysal foi afastado do cargo de governador do banco central da Turquia, tendo sido substituído pelo antigo ministro das Finanças Naci Agbal, numa altura de forte quebra da libra turca.

O governador do banco central da Turquia, Murat Uysal, foi afastado do cargo e substituído pelo antigo ministro das Finanças turco Naci Agbal, de acordo com um decreto presidencial publicado este sábado.

Usyal assumiu o cargo em julho de 2019 depois da demissão, também por decreto, do antecessor Murat Cetinkaya.

Ministro das Finanças de 2015 a 2018, Agbal foi nomeado novo governador e nenhuma razão foi avançada para esta substituição, que ocorre numa altura de forte quebra da libra turca.

Cetinkaya tinha sido afastado na sequência de desentendimentos com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na questão da diminuição da taxa de juro.

Erdogan opõe-se firmemente a qualquer aumento da taxa de juro, que já considerou “a mãe e o pai de todos os males”, tendo declarado, no sábado passado, que a Turquia lutava contra “o triângulo diabólico das taxas de juro, das taxas de câmbio e da inflação”.

Nos últimos meses, a cotação da libra turca desceu a níveis históricos em relação do dólar norte-americano, perdendo mais de 30% do valor este ano.

Os mercados estão preocupados com a persistente inflação elevada, sempre nos dois dígitos, e com a forte baixa das reservas de divisas e apesar de esperarem, no mês passado, uma sudida da principal taxa de juro devido à fraca cotação da libra, tal não aconteceu.

Em setembro, o banco central surpreendeu os investidores ao aumentar a taxa diretora pela primeira vez desde 2018, de 8,25 para 10,25%.

A próxima decisão da comissão de política monetária do banco sobre as taxas de juro deverá ser tomada em 19 de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Erdogan afasta governador do banco central da Turquia após desvalorização recorde da lira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião