Estamos mais perto de uma vacina contra a Covid-19. Conheça as principais candidatas

A Pfizer deu mais um passo no sentido de uma vacina para a Covid-19, revelando resultados preliminares muito promissores. Mas não é a única. Conheça as principais candidatas na "corrida" à vacina.

O ensaio clínico da vacina experimental contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech está a gerar resultados promissores. A análise inicial aos dados do estudo alargado, conhecida esta segunda-feira, mostra que a vacina previne a doença provocada pelo novo coronavírus com uma eficácia significativa, sem gerar efeitos secundários severos nos voluntários.

Mas não é a única candidata na corrida. Numa altura em que já mais de 1,2 milhões de pessoas morreram por causa da Covid-19 em todo o mundo, há pelo menos uma dezena de vacinas em ensaios clínicos de fase três, a última antes do pedido de aprovação regulatória, que envolve testes num grupo alargado de humanos voluntários. O objetivo é aferir se as vacinas experimentais protegem realmente do vírus que se quer combater, neste caso, o SARS-CoV-2.

Face a estes desenvolvimentos positivos, o ECO preparou um breve guia com as principais candidatas na “corrida” à descoberta de uma vacina contra a Covid-19. Em linhas gerais, fique a conhecer as mais promissoras.

Pfizer/BioNTech

Número de doses: Duas

Tipo: Vacina genética (introduz material genético do próprio coronavírus nas nossas células para provocar uma resposta imunitária do organismo)

É a candidata mais promissora até ao momento, depois de o consórcio responsável ter revelado que esta vacina experimental preveniu a Covid-19 com uma eficácia superior a 90% no ensaio clínico em curso.

Esta vacina já mostrou conseguir levar à produção de anticorpos e de linfócitos T, que são células capazes de combater o vírus. Os testes envolvem dezenas de milhares de pessoas voluntárias nos EUA, Argentina, Brasil e Alemanha, incluindo crianças (com mais de 12 anos).

Em setembro, a Comissão Europeia anunciou estar a negociar a aquisição de 200 milhões de doses desta vacina, com a possibilidade de comprar mais 100 milhões caso esta venha a comprovar-se segura.

A Pfizer tenciona pedir aprovação regulatória de emergência nos EUA já no fim deste mês de novembro. O consórcio espera ter a capacidade para produzir 1,3 mil milhões de doses a nível mundial até ao fim do próximo ano.

Oxford/AstraZeneca

Número de doses: Duas

Tipo: Vacina de vetor viral (contém vírus manipulados com material genético do coronavírus, que entram nas nossas células e se replicam)

É outra das candidatas mais promissoras, que poderá revelar os primeiros resultados no fim do ano.

Como explica o The New York Times, esta vacina recorre a um adenovírus do chimpanzé, chamado ChAdOxl, como vetor para levar material genético do novo coronavírus até às nossas células, produzindo uma resposta imunitária contra a Covid-19.

Está a ser testada em milhares de voluntários no Reino Unido, Índia, Brasil, África do Sul e EUA e a União Europeia tem já um acordo para comprar 400 milhões de doses desta vacina, caso se comprove ser segura.

Se merecer aprovação dos reguladores, o consórcio garante ter capacidade para produzir dois mil milhões de doses. Mesmo assim, a organização privada Serum Institute, na Índia, já começou a produzir alguns milhões de doses.

Johnson & Johnson

Número de doses: Uma

Tipo: Vacina de vetor viral

A Johnson & Johnson está a trabalhar numa vacina contra a Covid-19 recorrendo ao Adenovirus 26 (Ad26), um método de desenvolvimento de vacinas descoberto há uma década em Israel. A farmacêutica já produziu outras vacinas recorrendo a este método, incluindo uma vacina contra o Ébola.

Estão em curso ensaios clínicos de fase três envolvendo cerca de 60 mil voluntários. Em outubro, o estudo foi interrompido para analisar uma possível reação adversa num voluntário, mas acabou por ser retomado dias depois.

A Comissão Europeia tem já um acordo para comprar 200 milhões de doses desta vacina. A empresa tenciona produzir pelo menos mil milhões de doses em 2021, de acordo com o The New York Times, e esperam-se resultados do ensaio até ao fim deste ano.

Moderna

Número de doses: Duas

Tipo: Vacina genética

A Moderna nunca desenvolveu uma vacina, mas apresentou uma das primeiras candidatas, logo em janeiro.

Em julho, foi iniciado o ensaio clínico de fase três, depois de se comprovar que a vacina experimental protege os macacos do novo coronavírus.

Em outubro, a empresa concluiu o recrutamento de 30 mil voluntários, incluindo 7.000 pessoas com mais de 65 anos. Segundo o The New York Times, a Moderna vai agora aguardar até que um número significativo destes voluntários contraia Covid-19 para avaliar, depois, quantas dessas pessoas faziam parte do grupo de controlo (que não recebeu a vacina) e vice-versa.

A Comissão Europeia tem um acordo para a compra de 80 milhões de doses desta vacina.

Outras vacinas em fase avançada:

  • Novavax (EUA)
  • Sinovac (China)
  • Sinopharm (China)
  • CanSinoBIO (China)
  • Gamaleya Research Institute (Rússia)
  • Whuan Institute of Biological Products (China)
  • Murdoch Children’s Research Intitute (Austrália)
  • Bharat Biotech (Índia)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estamos mais perto de uma vacina contra a Covid-19. Conheça as principais candidatas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião