“Esta não é altura para vetos, mas sim de solidariedade”, diz ministro alemão sobre Hungria e Polónia

O ministro alemão para os Assuntos Europeus apela a todos na União Europeia que "cumpram as suas responsabilidades” para avançar com o pacote de apoios para responder à crise pandémica.

O ministro alemão para a Europa alerta que “esta não é altura para vetos”, perante a intenção da Hungria e da Polónia de votarem contra a versão final da “bazuca” europeia acordada entre a presidência alemã e o Parlamento Europeu. Há decisões no processo que exigem o voto favorável de todos os Estados-membros, o que leva a que um veto bloqueie a operação.

“Peço a todos na União Europeia (UE) que cumpram as suas responsabilidades”, disse o ministro responsável pela pasta dos Assuntos Europeus na Alemanha, Michael Roth, antes de uma videoconferência com os colegas europeus, em declarações citadas pela Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

O político reitera que esta “não é altura de vetos, mas sim de agir com celeridade e no espírito da solidariedade”, para garantir que o pacote de apoios de emergência projetado para ajudar os países a combater a pandemia de Covid-19 possa ser pago rapidamente.

A reticência dos países a dar “luz verde” aos passos legais necessários para avançar com o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027 e o plano de recuperação (Próxima Geração UE) contra a crise pandémica prendem-se com as questões do Estado de direito ligadas ao dinheiro europeu, como critério.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Esta não é altura para vetos, mas sim de solidariedade”, diz ministro alemão sobre Hungria e Polónia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião