5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Arranca hoje o aumento de capital do BCP, no mesmo dia em que os governadores do BCE se reúnem para discutir política monetária.

Hoje é dia de BCP. O aumento de capital de 1,3 mil milhões arranca esta quinta-feira e decorre até 3 de fevereiro. E é também dia de reunião de política monetária do BCE mas, desse lado, deverá haver poucas novidades. Nos Estados Unidos, os norte-americanos ficam a conhecer mais dados sobre a evolução da economia.

Arranca o aumento de capital do BCP

Arranca hoje o aumento de capital do BCP. O maior banco privado português quer aumentar o capital social em 1,3 mil milhões de euros, para reforçar os rácios de capital e devolver a ajuda de 700 milhões de euros que recebeu do Estado em 2012. O prazo da oferta decorre até 2 de fevereiro, enquanto a transação de direitos, que vão negociar a um valor teórico de 1,005 euros, decorre até 30 de janeiro. A divulgação do resultado do aumento de capital será feita a 3 de fevereiro. Aqui, pode ler um guia para ajudá-lo a perceber se vale a pena investir neste aumento de capital.

Banco de Portugal divulga Boletim Estatístico

O Banco de Portugal divulga a edição mais recente do Boletim Estatístico, que permitirá conhecer a evolução de indicadores como as balanças corrente, comercial e de capital, os depósitos bancários ou o investimento direto estrangeiro. A instituição liderada por Carlos Costa vai ainda divulgar os dados mais recentes relativos à evolução dos empréstimos concedidos pela banca e das taxas de juro destes empréstimos. Isto numa altura em que os bancos antecipam que haverá uma maior procura de crédito no próximo trimestre.

Governadores do BCE reunidos

Os governadores do Banco Central Europeu reúnem-se para uma reunião de política monetária, a primeira do ano e a primeira depois de Mario Draghi ter prolongado o programa de compra de dívida pública até, pelo menos, o final deste ano. O foco da discussão será, provavelmente, o aumento da inflação, que em dezembro se fixou em 1,1%, um valor que já fica mais próximo do objetivo de 2% do BCE. A reunião está marcada para as 12h45 de Lisboa e os analistas antecipam que não haverá qualquer alteração à taxa de juro diretora, atualmente no mínimo histórico de 0%.

Como evoluem os preços das casas?

O Eurostat divulga esta manhã o índice de preços na habitação, relativo ao terceiro trimestre de 2016. Os dados permitem fazer uma avaliação de um setor que esteve em altas no último ano, pelo menos em Portugal: em 2016, o investimento em imobiliário ultrapassou os 1,2 mil milhões de euros. O Eurostat divulga ainda a balança de pagamentos mensal, relativa a novembro, enquanto o BCE revela os indicadores mensais sobre títulos de dívida pública.

A construção e o desemprego nos EUA

Nos Estados Unidos também é dia de divulgação de estatísticas. Por lá, vão ser publicados os dados da construção nova em dezembro, pelo Departamento de Comércio, que deverão revelar uma aceleração da construção pela segunda vez em três meses, “reflexo de uma recuperação firme do setor”, antecipam os analistas consultados pela Bloomberg. Saem também as estatísticas dos pedidos de subsídio de desemprego e a confiança dos consumidores norte-americanos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião