Há 5.891 novos casos de Covid-19. Morreram 79 pessoas em 24 horas

Foram identificados 5.891 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal nas últimas 24 horas. Há 78.641 casos ativos.

Foram identificados 5.891 novos casos de Covid-19 em Portugal, elevando para 236.015 o número de infetados desde o início da pandemia. Já o número de mortes aumentou para 3.632, depois de 79 óbitos terem sido contabilizados nas últimas 24 horas, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de pessoas em internamento voltou a aumentar. Há 3.051 pessoas em internamento em enfermaria geral (mais 23 que ontem) e 432 em internamento em unidades de cuidados intensivos, mais uma que no balanço anterior.

O número de casos ativos aumentou em 1.555, para um total de 78.641 pessoas a lutarem contra a doença no país. Já quanto às pessoas que recuperaram da infeção, foram mais 4.257, contando-se agora 153.702 infetados que superaram a Covid-19, segundo o balanço da DGS.

Boletim epidemiológico de 18 de novembro:

O Norte continua a concentrar a grande maioria das novas infeções, com 3.191 novos casos. Segue-se Lisboa e Vale do Tejo (+1.637) e o Centro (+454). O Alentejo registou 133 novos casos e o Algarve contabilizou 119. Nas regiões autónomas, os Açores têm 19 novos casos, enquanto a Madeira detetou mais uma infeção.

Há ainda 79.627 pessoas sob vigilância ativa das autoridades de saúde, por terem estado em contacto com outras pessoas entretanto diagnosticadas com Covid-19.

Em conferência de imprensa, Marta Temido destacou que o risco de transmissão efetiva está a cair no país, com a taxa a situar-se nos 1,11 na semana passada. Ainda assim, a ministra da Saúde continua acima de 1 (uma pessoa infeta outra), “um aspeto que oferece preocupação” tendo em conta a elevada incidência de casos diários, entre os 5.000 e 6.000 casos.

Temido revelou ainda que os portugueses deverão conhecer já no início do próximo mês o plano de distribuição de vacinas da Covid-19. As primeiras vacinas deverão chegar a Portugal em janeiro.

“Estamos a planear onde armazenamos as vacinas, como é que as distribuímos pelo país se as colocamos em centros de saúde ou centros de vacinação, quem são os profissionais que vão administrar as vacinas, onde registamos a toma de vacinas, como se processa as várias tomas de vacinas”, disse a ministra.

“Este processo está a ser planeado os organismos técnicos estão a trabalhar com resguardo e tranquilidade e apresentarão publicamente aquilo que seja este planeamento num prazo relativamente curto, no início do mês de dezembro, o mais tardar.

(Notícia atualizada às 15h01)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 5.891 novos casos de Covid-19. Morreram 79 pessoas em 24 horas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião