Cibercrime custou 37 mil milhões à Rússia em 2020, estima Sberbank

  • ECO Seguros
  • 6 Dezembro 2020

Participando na conferência anual do Fórum Mundial sobre Cibersegurança, um dirigente da maior instituição de crédito da Rússia advertiu que os danos poderão duplicar em 2021.

O cibercrime deverá causar perdas estimadas de 44 mil milhões de dólares (cerca de 37 mil milhões de euros) à economia da federação russa, em 2020, beneficiando de maior número de transações efetuadas por canais digitais no atual contexto da pandemia, indicam números apresentados pelo Sberbank no encontro anual de Cibersegurança do Fórum Económico Mundial.

Junto com a estimativa, a instituição financeira – que também assume ser a mais bem preparada tecnologicamente para enfrentar a ameaça naquela região do mundo – adiantou que a pandemia (Covid-19) acentuou preocupações à medida que o número de operações (pagamentos e outras transações) cresceu através canais online em resultado das medidas de confinamento que obrigaram a encerrar de estabelecimentos comerciais e de saúde por todo o mundo.

Ainda, a instituição bancária que serve perto de 100 milhões de clientes deixou aviso de que os danos originados por cibercriminosos na economia da Rússia poderão duplicar em 2021. Para reforçar o combate à ameaça do cibercrime, a entidade encorajou os participantes da conferência (representantes de governos, empresas e ONG) a partilharem informação relativa aos ciberataques de que sejam vítimas, contribuindo a assim para uma resposta mais eficaz contra esta categoria de risco.

“Em média, lidamos diariamente com 26 mil milhões de eventos de cibersegurança”, disse Stanislav Kuznetsov, presidente adjunto da comissão executiva do Sberbank na cimeira de cibersegurança. Desde 2019, quando a instituição sofreu uma fuga de dados de clientes, o Sberbank partilha o esforço e a experiência de combate ao crime cibernético com a Interpol, o Fórum Mundial, a rede Swift e outras organizações, salienta o banco russo em comunicado.

O número de tentativas de crime ligado a cartões bancários cresceu 500% este ano na Rússia, refere um artigo da Reuters citando dados divulgados em outubro pelo ministério russo da Administração Interna. Por seu lado, o Sberbank afirma que tem conseguido 100% de sucesso a repelir ataques dirigidos ao seu ecossistema digital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cibercrime custou 37 mil milhões à Rússia em 2020, estima Sberbank

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião