Caixa Agrícola: lucro do negócio segurador diminuiu 8% no 3º trimestre

  • ECO Seguros
  • 24 Novembro 2020

A CA Vida contribuiu com 5,8 milhões e a CA Seguros com 3,5 milhões de euros para o resultado líquido apresentado pela instituição financeira de origem cooperativa. Margem técnica melhorou.

O resultado líquido agregado das subsidiárias de seguros do grupo Crédito Agrícola (CA) desceu em 800 mil euros no final do terceiro trimestre, para cerca de 9,4 milhões de euros, mas registou melhoria na margem técnica.

O lucro das empresas seguradoras CA Seguros e CA Vida recuou 8,1% face a igual período do ano anterior, revela o comunicado do grupo Crédito Agrícola com indicadores consolidados do grupo bancário no final do 3º trimestre de 2020.

No entanto, apesar da quebra no lucro, a margem técnica da atividade seguradora progrediu 6,1%, ou dois milhões de euros face ao período homólogo anterior, alcançando 35,2 milhões de euros. A margem técnica traduz o resultado da atividade depois de descontar custos de atividade (sinistro, custos administrativos, comissões e provisões) à receita com prémios (líquida de resseguro e de outros itens como rendimento de investimentos decorrentes da aplicação de parte das provisões técnicas).

O grupo Crédito Agrícola registou um resultado líquido consolidado de 69,5 milhões de euros (-33,8% face ao período homólogo), para o qual o negócio bancário contribuiu com 56,6 milhões de euros (- 36,2% face ao período homólogo).

A rentabilidade alcançada pelo Grupo Crédito Agrícola a setembro de 2020 (4,9% de ROE) “espelha os resultados conseguidos nas diferentes componentes do Grupo (Caixas Agrícolas, Caixa Central, companhias de seguros vida e não vida e gestão de ativos e fundos de investimento), sendo de assinalar os contributos positivos de 5,8 milhões de euros da CA Vida e de 3,5 milhões de euros da CA Seguros”, lê-se no comunicado da entidade.

O Crédito Agrícola, único banco a operar em Portugal filiado no setor bancário cooperativo europeu (que integra alguns dos maiores bancos mundiais), “é um Grupo de referência no sistema bancário português, com capitais exclusivamente nacionais, do qual fazem parte um conjunto de empresas financeiras, entre as quais as seguradoras CA Vida e CA Seguros, e que apresenta uma oferta universal de produtos e serviços financeiros e de proteção”, reitera o comunicado.

Ainda, segundo o comunicado, a CA Seguros (ramo não Vida) destacou-se também, no período reportado, como uma das seguradoras nacionais com menos reclamações no Seguro Automóvel e no Seguro de Acidentes de Trabalho, conforme indicado no Relatório de Regulação e Supervisão da Conduta de Mercado (relativo a 2019), elaborado pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa Agrícola: lucro do negócio segurador diminuiu 8% no 3º trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião