Autarquias têm presentes de Natal para comércio local. Há vales, descontos e sorteios

As autarquias têm avançado com várias iniciativas para apoiar o comércio local, numa altura em que existem ainda restrições devido à pandemia, desde vales para usar nas lojas a sorteios.

Com a chegada do Natal, vem a habitual corrida aos presentes. Mas, este ano, com a pandemia ainda ativa no país e restrições em vigor, muitos são os que optam pelas compras online. Para tentar contrariar esta tendência e apoiar os comerciantes, que se viram bastante afetados pelo surto, várias câmaras municipais pelo país estão a avançar com iniciativas para apoiar o comércio local, com vales, descontos e até sorteios.

Nos últimos dias, têm-se multiplicado os anúncios de “presentes de natal” para o comércio local. É o caso da Câmara do Porto, que se juntou à Ágora e à Associação de Comerciantes do Porto, para apoiar o comércio local através de vouchers de consumo” e campanhas de comunicação de Natal, para “salvar o comércio”.

Ao lado, a Câmara de Matosinhos e a Associação Empresarial também têm nos planos a promoção das compras no comércio local através da atribuição de vales de descontos e sorteios de prémios. Aqueles que comprarem nas lojas de comércio tradicional vão contar com vales de desconto de 10% do valor da compra para usar em compras posteriores.

A iniciativa contempla também um vale de desconto de um euro para gastar nas lojas, por cada compra de 10 euros, e a possibilidade de participar em sorteios de prémios caso as compras superem os 20 euros.

Já por Almeirim, a Câmara Municipal fez uma parceria com a Associação MovAlmeirim para apoiar o comércio tradicional do concelho, numa campanha apelidada “5 Val€ o Dobro”. Serão emitidos quatro mil vales de compras no valor de 10 euros cada, que podem ser utilizados nos estabelecimentos comerciais aderentes. Os munícipes podem comprar os vales de desconto por cinco euros, usufruindo de um desconto no mesmo valor no comércio local, sendo que há um limite de três por cada contribuinte.

Esta aquisição de vales também foi a estratégia adotada em Tomar, uma iniciativa que teve sucesso, tanto que já esgotou. “Chegou ao fim a aquisição de cartões Tomar Natal, esgotado que está o plafond de 100 mil euros atribuído pelo município a esta campanha de apoio ao comércio local”, adiantou a autarquia, na página oficial. Os cartões têm um valor de 10 ou 20 euros, nas lojas aderentes, mas podiam ser comprados por metade do preço.

Em Guimarães, a iniciativa para apoiar o comércio local centra-se numa plataforma eletrónica. A Proximcity é um quiosque eletrónico que serve como uma montra digital para o comércio e restauração vimaranense, no qual serão entregues vales aos utilizadores que se registarem. A autarquia tem disponíveis 40 mil euros para estes vales, que é o montante que seria utilizado na festa de passagem de ano. Para além disso, a Câmara tem outros 40 mil euros para o transporte das compras até casa dos moradores, segundo o Jornal de Notícias.

Por Ponte de Lima, os apoios para o comércio local também foram redirecionados, neste caso da festa de Natal dos trabalhadores da autarquia. A iniciativa partiu do Centro de Cultura e Desporto dos trabalhadores da Câmara de Ponte de Lima, que decidiu transformar o dinheiro que ia ser gasto na festa em vales de compras para o comércio local. Os vales que vão ser criados para os trabalhadores da autarquia têm o valor global de 67 mil euros.

Há sorteios e concursos para incentivar compras no comércio local

Há ainda outras formas de incentivo às compras nas lojas tradicionais, como concursos e sorteios. Em Macedo de Cavaleiros, quem fizer compras nas lojas aderentes, no valor de 25 euros ou mais, vai receber um cupão de participação num concurso, que, através de um sorteio, vai atribuir 15 prémios, que incluem um automóvel, uma scooter ou um computador portátil. O concurso estende-se de 15 de dezembro de 2020 até 15 de junho de 2021.

Na Azambuja, a Câmara juntou-se à Associação de Comércio, Indústria e Serviços do Município de Azambuja, para sortear cinco vales de 100 euros cada, a utilizar no comércio do concelho. Por cada 10 euros de compras nas lojas do concelho de Azambuja, será entregue um cupão de participação para o sorteio, sendo que há um limite máximo de 10 cupões por fatura. O cupão tem de ser entregue nas Juntas de Freguesia do Concelho de Azambuja, Unidade de Atendimento ao Público em Aveiras de Cima, Biblioteca Municipal de Alcoentre ou no Posto de Turismo em Azambuja.

Por Espinho, a Câmara decidiu disponibilizar aos comerciantes do concelho que adiram à iniciativa 25 mil cupões, a dar aos clientes, que serão depois sorteados. Os prémios que os clientes com cupões poderão ganhar são 127 vales de valores que vão entre os 20 e os mil euros, a descontar em compras nos estabelecimentos aderentes.

Já a Câmara de Castro Daire já tinha feito em anos anteriores um concurso para os compradores do comércio local, algo que repetiu agora com a pandemia. Ainda assim, a autarquia decidiu também avançar para outra iniciativa, na qual os habitantes podem apresentar as faturas de compras nas lojas, no gabinete do empreendedor do município, e receber vouchers de 10% dos gastos, até ao limite de 25 euros de vales, que têm validade novamente no comércio local, segundo a Agência Lusa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarquias têm presentes de Natal para comércio local. Há vales, descontos e sorteios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião