UE e Reino Unido prolongam negociações além do prazo deste domingo

Este domingo era dado como o último dia para haver um acordo comercial entre a UE e o Reino Unido. Contudo, após uma chamada, Ursula Von der Leyen e Boris Johnson decidiram prolongar as negociações.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou este domingo que as negociações entre a União Europeia e o Reino Unido vão continuar para lá deste domingo, o prazo definido como o limite para haver um acordo comercial entre as duas partes. A decisão foi tomada por ambas as partes após uma chamada telefónica entre Von der Leyen e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

Apesar da exaustão após quase um ano de negociações, e apesar do facto dos prazos não terem sido cumpridos repetidamente, achamos que é responsável neste momento fazer um esforço extra“, disse a presidente da Comissão Europeia numa curta declaração aos jornalistas em Bruxelas este domingo. Ursula Von der Leyen esclareceu que os negociadores de ambas as partes vão continuar a negociar para ver se conseguem chegar a um acordo mesmo “nesta fase tardia”.

Ao contrário do que aconteceu após o jantar entre Ursula Von der Leyen e Boris Johnson em que foi definido o prazo deste domingo (13 de novembro), desta vez não é definido nenhum outro prazo para esta fase das negociações em que se aproxima o final do ano. Faltam 18 dias para terminar o período de transição, o último passo para que o Reino Unido esteja 100% fora da União Europeia. Em termos oficiais, a saída foi a 31 de janeiro deste ano.

O período de transição termina a 31 de dezembro e, caso não haja acordo comercial, o Reino Unido e a União Europeia terão de se reger pelas regras básicas da Organização Mundial do Comércio (OMC), as quais provocariam uma disrupção face ao funcionamento ao mercado interno da UE através do qual ambas as partes se relacionam atualmente. A UE já se ofereceu para aplicar exceções temporárias para não haver uma mudança repentina em algumas áreas, na ausência de um acordo para a relação futura, mas estas só avançarão se houver reciprocidade por parte de Londres.

De acordo com a imprensa internacional, como o The Guardian ou o Financial Times, há sinais de progresso nas negociações do Brexit nas áreas da concorrência leal entre empresas e do acesso dos barcos europeus às águas britânicas para pesca. Ainda assim, tanto Bruxelas como Londres têm colocado em cima da mesa como “bastante provável” a inexistência de acordo, tendo emitido recomendações para a preparação desse cenário.

Ursula Von der Leyen frisou que as negociações vão continuar em Bruxelas nos próximos dias.

(Notícia atualizada às 12h21 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE e Reino Unido prolongam negociações além do prazo deste domingo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião