Cenário mais provável para Bruxelas é pós-Brexit sem acordo

A presidente da Comissão Europeia terá dito aos líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia que um pós-Brexit sem acordo com o Reino Unido é agora o cenário mais provável.

A probabilidade de um pós-Brexit sem acordo é agora maior do que a probabilidade de vir a ser assinado um acordo para a relação futura entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, terá dito a presidente da Comissão Europeia aos líderes dos 27 Estados-membros esta sexta-feira. A notícia foi avançada pela Reuters (conteúdo em inglês).

Numa reunião em Bruxelas, Ursula von der Leyen terá optado por preparar os líderes europeus para um cenário em que o período de transição do Brexit termina sem um acordo entre a UE e o Reino Unido, algo que vê agora como o cenário mais provável. Ainda assim, a presidente terá falado menos de dez minutos sobre o tema, sublinha a agência noticiosa.

“A probabilidade de não haver acordo é maior do que a de um acordo”, disse uma fonte da Comissão Europeia em declarações à Reuters, citando a presidente Ursula von der Leyen. “A situação é difícil. Os principais obstáculos continuam”, acrescentou a mesma fonte.

Também Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, tinha alertado na quinta-feira para essa possibilidade, dia em que a Comissão Europeia optou por publicar uma espécie de plano de contingência para a possibilidade de um pós-Brexit sem acordo.

Von der Leyen e Boris Johnson têm até este domingo para decidir se vale a pena continuar as negociações, numa altura em que ainda existem divergências. O período de transição acaba no fim deste ano.

(Notícia atualizada às 13h06 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cenário mais provável para Bruxelas é pós-Brexit sem acordo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião