BCP dispara mais de 10%. Lisboa aproveita boleia

  • Rita Atalaia
  • 20 Janeiro 2017

A bolsa nacional encerrou no verde, acompanhando a tendência das pares europeias. Depois de tombar mais de 11% na última sessão, o BCP acabou por recuperar. Os títulos dispararam mais de 10%.

O dia foi de recuperação para os títulos do BCP. Se o banco liderado por Nuno Amado afundou na sessão anterior, hoje os títulos registaram uma valorização de mais de 10%. Esta subida contagiou a bolsa nacional, que acompanhou o movimento de subida das pares europeias.

O PSI-20 valorizou 0,47%, para os 4.602,18 pontos, com o BCP a ver as suas ações a fecharem em alta de 10,37%, depois de o short-selling sobre o título ter sido proibido. As ações do BCP começaram o dia a subir 3% para os 14,75 cêntimos, mas terminaram nos 15,75 cêntimos. Já os direitos dispararam 28,12% para 82 cêntimos.

Mas os ganhos também se registaram no retalho. A Jerónimo Martins avançou 0,47% para 15,92 euros. Destaque positivo ainda para as papeleiras. A Altri subiu 2,24% e a Navigator acelerou 0,36%.

Do outro lado da balança, o setor energético acabou por recuar. A EDP desceu 0,71% e a EDP Renováveis cedeu 0,36%. A Galp Energia recuou 0,32%, “não obstante a subida superior a 2% do preço do petróleo”, nota o BPI no Diário de Bolsa.

Já as ações europeias mantiveram, de forma geral, o otimismo na última negociação da semana. O Stoxx 600 cedeu 0,1%, num dia em que os investidores dos dois lados do Atlântico estão focados na cerimónia de tomada de posse de Donald Trump nos EUA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP dispara mais de 10%. Lisboa aproveita boleia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião