Distanciamento social? Seguradoras espanholas preparam holograma do mediador
O projeto envolve tecnológicas e visa criar ferramentas digitais que as agências de seguros (e corretores) poderão utilizar para resolver as limitações que a Covid-19 impõe ao atendimento presencial.
Um acordo inédito envolvendo várias companhias lideradas pelos três principais grupos espanhóis de seguros (VidaCaixa, Mapfre e Mutua Madrileña) e algumas associações de mediadores, encetaram conversas para melhorar a relação cara a cara dos seus agentes, tanto com os clientes em carteira como em nova produção.
A abordagem de interesse comum prevê a criação de novas ferramentas que consistiriam na criação de um holograma para cada escritório, para que um agente possa ir a casa dos clientes ou mesmo recebê-los in situ.
Dados da indústria espanhola de seguros no final do 3º trimestre de 2020, mostraram uma queda anual de 10,8% no volume de prémios, para um total de pouco mais de 43.100 milhões de euros. “Face a esta situação e devido ao estado de alarme aprovado até maio, bem como às contínuas mudanças de restrições nas comunidades autónomas”, motivaram as seguradoras e várias associações avançar com o projeto, explica o portal Aseguranza.
Os participantes no projeto estão a ultimar um documento, pendente de aprovação pela entidade de regulação espanhola (DGSFP – Dirección General de Seguros y Fondos de Pensiones), que envolveria seguradoras e tecnológicas, a fim de fornecer novas ferramentas e soluções adaptáveis ao ambiente informático usado pelas agências. Duas das tech mais estreitamente ligadas ao setor, a ebroker e a Codeoscopic, já demonstraram interesse nos novos modelos de ferramenta digital, indica a fonte.
Uma das ferramentas consiste na criação de um holograma para cada escritório, para que um agente possa ir a casa dos clientes ou mesmo recebê-los in situ. Desta forma, explicam fontes do setor, “dois objetivos seriam alcançados; por um lado, a tradicional relação pessoal entre agentes e clientes seria mantida novamente e, por outro lado, o medo natural dos clientes de serem servidos por um agente real seria evitado“, tornando o possível contágio por Covid-19 a estar contornado.
As companhias de seguros notaram durante este tempo que a distância lógica devida às medidas anti-covid reduziu a empatia entre ambas as partes e com esta medida, incluída no plano de digitalização do seguro, espera-se acabar com o distanciamento entre distribuidores e segurados. A opção pelo holograma nesta situação permitiria construir uma imagem tridimensional do agente ou do corretor de seguros e, assim, tornar a inter-relação de ambas as partes na comercialização de seguros tão real quanto possível.
Após um programa piloto que teria início no final de janeiro, “espera-se que esta medida seja também implementada por um certo número de corretores de seguros”, alargando-se sucessivamente a outros, podendo constituir uma opção para no futuro aumentar as vendas dos corretores.
Com este passo, ainda em fase experimental, os seguros espanhóis esperam aumentar o número de seguros entre a população espanhola, projetando ainda que uma duplicação do negócio dos agentes e corretores elevaria o número de distribuidores de seguros para mais de 150.000 em Espanha.
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