Búlgara Kristalina Georgieva entra na corrida a secretária-geral da ONU

  • ECO e Lusa
  • 28 Setembro 2016

A decisão de avançar foi tomada depois de a anterior candidata ter caído nas preferências da última votação secreta.

A Bulgária mudou a sua candidata ao cargo de secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), substituindo Irina Bokova por Kristalina Georgieva, anunciou o primeiro-ministro do país, citado pela AFP. A decisão foi tomada depois de Bokova ter caído nas preferências na última votação secreta, que deu a quinta vitória consecutiva a António Guterres, refere a Reuters.

“Consideramos que esta será uma nomeação mais bem sucedida”, adiantou Boiko Borisov, primeiro-ministro búlgaro, que acredita que Kristalina Georgieva aumenta as hipóteses da Bulgária de assumir a liderança da ONU.

Georgieva é vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pelo orçamento da zona euro. Apoiada pela chanceler alemã, Angela Merkel, é considerada a mais difícil adversária do ex-primeiro-ministro português António Guterres na corrida à liderança das Nações Unidas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Búlgara Kristalina Georgieva entra na corrida a secretária-geral da ONU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião