CNP Assurances investe 1,1 mil milhões na parceria com brasileira Caixa Seguridade

  • ECO Seguros
  • 5 Janeiro 2021

A conclusão do acordo supõe injeção de um equivalente a 1,1 mil milhões de euros , pela parte francesa, numa nova entidade que vai distribuir seguros vida e produtos de previdência no Brasil.

A CNP Assurances, líder francesa do ramo Vida, concluiu um novo acordo no Brasil, criando nova sociedade em conjunto com a Caixa Seguridade Participações (participada da estatal CEF – Caixa Económica Federal), para exploração conjunta, nos próximos 25 de anos, dos ramos de seguro “Vida, prestamista e produtos de previdência,” que serão distribuídos através da rede de balcões da CEF.

O contrato entre as partes concretiza e implementa a aliança – complementando o protocolo assinado em agosto de 2018 e acrescentado em setembro de 2019 – estendendo a parceria CNP Assurances – Caixa Seguridade até fevereiro de 2046.

Considerando que “todas as condições precedentes ao fechamento da operação foram cumpridas, incluindo as aprovações regulatórias necessárias e a constituição da nova holding de seguros (XS1) e da nova seguradora (XS2)”, a CNP subscreveu um aumento de capital na XS1 no valor total de 7 mil milhões de reais (cerca de 1,1 mil milhões de euros), “valor este que foi pago à CAIXA, em cumprimento do contrato de distribuição”, detalha a entidade brasileira em comunicado.

Na nova sociedade, a companhia francesa terá maioria em direitos de voto (51% vs 49%), enquanto a seguradora brasileira fica em posição de vantagem nos direitos económicos (60% vs 40%), cumprindo-se a estrutura e arquitetura divulgada anteriormente.

A Caixa Seguridade informou ainda que “a parceria com a CNP para o ramo de Consórcios” [fundos de poupança], conforme anunciado ao mercado em agosto de 2020, tem prazo alargado até 30 de março de 2021 para a respetiva conclusão. O protocolo relativo ao produto Consórcio prevê uma duração de 20 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CNP Assurances investe 1,1 mil milhões na parceria com brasileira Caixa Seguridade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião